Revista Cobertura – Por 23/09/2022 as 18:26

Executivos da Bradesco, MAG, Porto e SulAmérica participam de Roda Viva com Corretores durante o VIII Enconseg e reforçam papel dos profissionais no mercado

“A força de um atendimento pode ajudar na projeção de uma prestação de serviços”, frisou Arthur Igreja, cofundador da AAA Plataforma de Inovação, para uma plateia de mais de mil corretores participantes do VIII Enconseg.

Igreja sinalizou aos corretores que a combinação do digital com os contatos presenciais é o grande salto atualmente e lembrou que as empresas tradicionais precisam inovar. “Abracem a tecnologia e conheçam mais”.

Como exemplo ele citou a nativa digital Netflix e a centenária Disney. Com investimentos em inovação, a Disney ultrapassou os números de assinantes da Netflix.

“Os nossos consumidores dão as dicas e muitas vezes não escutamos. A inovação vem dos ouvidos, não é uma epifania. O consumidor busca coerência, reputação e responsabilidade. Não seremos tirados do mercado enquanto tivermos capacidade de oxigenação das nossas ideias.

“MELHOR DO QUE VOCÊ, QUEM VAI MOSTRAR O VALOR DO SEU PRODUTO É O CLIENTE”

RICARDO AMORIM

Aliar o universo digital ao mundo físico também foi a recomendação do economista Ricardo Amorim. “A função do corretor é fundamental. É o elo entre seguradoras e as pessoas. Melhor do que você, quem vai mostrar o valor do seu produto é o cliente. Tudo o que você faz que o cliente já espera é obrigação, o que ele não espera é o diferencial. Pequenas ações que surpreendem. O cliente é o seu marketing”, frisou o economista.

Centenárias inovadoras

Durante a Roda Viva com o Corretor, quatro companhias – Bradesco, MAG, Porto e SulAmérica – discorreram sobre questões relacionadas aos corretors.

“As quatro seguradoras representam quase 70% do mercado”, destacou o presidente do Sincor-RJ e anfitrião do VIII Enconseg, Henrique Brandão.

Ricardo Bottas, CEO da SulAmérica, compartilhou as transformações da companhia de 126 anos, que são fruto de inquietação. “A companhia procura se reinventar. Fizemos a integração da área comercial com a área de negócios buscando velocidade e acabar com ‘muros’ que eventualmente traziam demora em processos de cotação. Não são só investimentos em tecnologias, sabemos que precisamos  mudar os nossos processos”, contou o presidente que ouve as dores dos corretores e dos clientes.

“OS NOSSOS CONSUMIDORES DÃO AS DICAS E MUITAS VEZES NÃO ESCUTAMOS. A INOVAÇÃO VEM DOS OUVIDOS, NÃO É UMA EPIFANIA”

ARTHUR IGREJA

Outra centenária, a MAG Seguros, de 187 anos, também mostrou o seu poder de inovação. Marco Antonio Gonçalves, presidente do Conselho Consultivo da MAG Seguros. “A inovação não nos distancia das pessoas, que fazem a diferença. A jornada do cliente é fundamental, mas mais importante é a jornada do corretor de seguros. A digitalização vem com a humanização. Nada substitui a conversa”.

“Corretor é o grande protagonista do mercado e sabe quais são os caminhos a percorrer.  Vamos chegar mais forte no futuro do que estamos aqui no presente”, destacou Gonçalves.

Mercado completo

“Há dez anos, o Grupo Bradesco Seguros já havia identificado o ecossistema de cada uma das áreas. O seguro tão amplo que necessita de segmentação. Por isso criamos a holding Bradesco Seguro e criamos um ecossistema com as empresas especializadas olhando para cada produto”, destacou Ivan Gontijo Junior, presidente do Grupo Bradesco Seguros.

“É importante ouvir apontamentos de melhorias vindos dos corretores. Estamos aqui em um processo de aprendizagem permanente. Foram vocês corretores que trouxeram o Grupo Bradesco Seguros até o lugar m que ele se encontra e são vocês que irão nos levar para o futuro”, acrescentou Gontijo.

Não existe mercado sem corretor

“O mercado de seguros não existe sem o papel do corretor de seguros. Ele é fundamental nesse processo. E não é só aqui no Brasil. Todos nós sabemos do potencial de vocês. O cliente está na mão de vocês. O corretor de seguros pode vender o que quiser”, destacou Rivaldo Leite, VP Comercial da Porto. “Na nossa empresa, o corretor de seguros é para sempre”.

Como destacou Amorim em sua apresentação, “dados são o novo ouro” e a informação dos clientes está na mão do corretor. “Se vocês corretores surpreenderem os clientes, não precisarão vender mais nada, os produtos serão comprados”, recomendou Ricardo Amorim.