CNseg – 17 de Fevereiro de 2022

A matéria informa os temas identificados como tendências mundiais para o setor de seguros nos próximos anos, de acordo com a Associação Internacional de Supervisores de Seguro (IAIS, na sigla em inglês). Entre essas tendências, além dos riscos climáticos e cibernéticos, também foram citadas a transformação digital, a inclusão financeira e as questões de cultura, conduta, diversidade e equidade.

“No início de 2021, a IAIS publicou o mais importante documento de referência para supervisores e reguladores de seguros internacionais sobre recomendações e diretrizes a serem observadas, relacionadas à supervisão de riscos climáticos. Na ocasião, foi aberta consulta pública para as associações de mercado contribuírem com suas sugestões de ajustes. A CNseg e outras associações de seguro do mundo, como da Austrália, França e Reino Unido, participaram por meio da GFIA (Federação Global de Seguros) enviando seus comentários”, afirmou Solange Beatriz à publicação.

De acordo com o Monitor Mercantil, em breve, a IAIS divulgará documentos adicionais complementando as recomendações sobre supervisão climática publicadas em 2021. Em relação aos temas da transformação digital e riscos cibernéticos, a IAIS continua a realizar estudos sobre a implementação de plataformas e ferramentas de inteligência artificial, machine learning, governança de dados pessoais, interfaces de programação de aplicativos, open data e tecnologias de consenso distribuído (DLT).

Já em relação à inclusão financeira, são aguardados novos estudos em parceria com outras instituições visando aumentar a penetração de microsseguros  e de seguros inclusivos. A respeito dos trabalhos em diversidade, equidade e inclusão, a IAIS está realizando um levantamento inicial para avaliar as ações conduzidas internacionalmente que possam subsidiar documentos de recomendações e estudos de efetividade.  

A matéria do Jornal Monitor Mercantil teve como base recente release publicado pela CNseg, que também foi repercutido na Revista Plurale.