Detran
Com o objetivo de manter sempre um canal de comunicação aberto com todos os segmentos da sociedade, buscando mostrar a relevância e importância da indústria do seguro, o Sindseg PR/MS realizou mais uma reunião com o intuito de estreitar a relação do mercado de seguros com entidades relevantes e representativas da sociedade civil organizada e com os poderes públicos constituídos. “O papel do mercado de seguros é de suma importância para a sociedade, mas nem sempre ela tem o conhecimento e o entendimento desta importância”, analisa Altevir Dias do Prado, Presidente do Sindseg PR/MS.
Altevir esteve, nesta quinta-feira (23/06), juntamente com o Diretor Conselheiro da entidade, Valderlei Scarpanti e com o Diretor Executivo do sindicato, Ramiro Fernandes Dias, na sede do Detran/PR, para um encontro com o Diretor-Geral do órgão, Adriano Marcos Furtado, onde fez uma apresentação detalhada sobre o mercado de seguros, mostrando, inclusive em números, a importância e o papel social do mercado de seguros para a economia, para os governos e, principalmente, para a população.
“O principal papel da indústria do seguro é, em momentos de dificuldades, devolver para a sociedade aquilo que ela perdeu devido a casos fortuitos”, informa Dias do Prado.
O Presidente do Sindseg PR/MS lembrou que, na área de segurança pública, há muitos interesses em comum entre a Polícia, o Detran e o mercado segurador. Ele explica que uma regulação bem estruturada, com fiscalização adequada, acaba por inibir ações de roubo e furto, aumentando a segurança para a população e permitindo que o mercado de seguros ofereça produtos mais acessíveis. Desta forma, mais pessoas conseguem ter acesso à tranquilidade que é ter um produto de seguro garantindo seus bens, seus negócios e sua vida.
Após a apresentação, Adriano Furtado afirmou que chama a atenção o percentual de veículos segurados. Segundo o Diretor-Geral do Detran/PR, o número de veículos registrados no Brasil gira, hoje, em torno dos 110 milhões de veículos, sendo que apenas 19,7 milhões são segurados, ou seja, perto de 18% do total.
Furtado também se disse impressionado com os números do mercado de seguros, destacando a arrecadação do setor, mas, principalmente, os valores devolvidos para a sociedade. “Para nós é muito importante ter acesso a essas informações e entender com mais detalhes os números e a importância do mercado de seguros”, destacou Adriano Furtado.
“É exatamente para mostrar a relevância do mercado de seguros que o Sindseg PR/MS está fazendo esta série de reuniões, pois muitas vezes a importância econômica e social da nossa indústria passa despercebida pela sociedade”, resumiu Altevir Prado, frisando que essas ações fazem parte do papel da entidade, que é o de transbordar as informações para além do mercado de seguros.
E a receptividade das pessoas, dos órgãos e da sociedade em geral tem sido altamente positiva. “Estamos levando para a sociedade o real fundamento do mercado de seguros, o porquê dele existir e sua finalidade, que é o de proteger pessoas, famílias, empresas, permitindo a continuidade das atividades econômicas e desonerando o Estado de muitas de suas obrigações”, analisa Vanderlei Scarpanti.
Para Ramiro Fernandes Dias, todo o mercado e a sociedade estão ganhando com esta ação. “Este programa do Sindseg PR/MS de levar para a sociedade as informações dissemina sobremaneira a cultura de seguros e esta é uma das funções maiores do nosso sindicato”, lembra.
Dentro desta jornada, o Sindseg PR/MS já promoveu reuniões com a Associação Comercial do Paraná, com a Associação Comercial e Empresarial de Maringá, com o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá e, agora, com o Detran/PR. As próximas reuniões já estão agendadas com a Diretoria da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, com representantes da OAB/PR.
Veja mais: Destaques Sindseg PR/MS