CNseg – Por 15/09/2022 as 19:20
A 6ª edição do programa SincorCAST recebeu, no dia 14 de setembro, o diretor-presidente da CNseg, Dyogo de Oliveira, para abordar o tema “Como corretores e seguradores podem juntos vencer os novos desafios?”.
Na ocasião, ele explicou o novo posicionamento estratégico da entidade, destacou a campanha publicitária de valorização do mercado e estimulou a união de todos os players do setor. O programa foi mediado pelo presidente do Sincor-SP, Boris Ber, e também teve a participação do 2º tesoureiro, Fernando Alvarez. A transmissão está disponível no canal da TV Sincor-SP, no Youtube.
Sobre o novo modelo de gestão da CNseg, Oliveira explicou que o setor de seguros se profissionalizou e isso refletiu no posicionamento da entidade. Na antiga gestão, eram acumuladas em uma pessoa as funções de presidente da Diretoria Executiva e do Conselho. “Nesta nova gestão, decidimos separar. Adotamos um modelo consagrado em termos de administração e gestão empresarial. Temos pautas legislativa e regulatória extensas, então, essa separação de funções permite que a diretoria executiva se dedique às pautas setoriais e o Conselho passa a cuidar das situações mais institucionais e internas da CNseg”, disse.
Oliveira completou que a diretoria executiva também deixou de ser eleita. “Minha função é de um executivo contratado, assim como dos demais diretores, enquanto o Conselho continua sendo representativo. Essa mudança demonstra amadurecimento.”
Aproximação com o governo
A CNseg também estabeleceu reuniões rotineiras de aproximação com o governo e o mercado de seguros. “Recentemente, conseguimos um passo importante com o Ministério da Economia, que foi a criação da Iniciativa do Mercado Segurador. Antes, o setor entrava de carona no mercado de capitais, mas agora conta com uma iniciativa exclusiva, onde o próprio Ministério separou uma equipe para acompanhar o tema ‘seguros’. Isso gera um canal de diálogo com o governo, assim como a nova gestão na Susep tem aberto portas para mantermos esse entrosamento”, comentou Oliveira.
Ele ainda comentou sobre o esforço de aproximação com as entidades representativas dos corretores de seguros. “Em 95% das vezes, os nossos interesses são comuns (crescimento do mercado, divulgação do seguro para a sociedade, sustentabilidade dos negócios…). Os outros 5% têm pautas divergentes, mas não podemos deixar que essa pequena parcela atrapalhe o restante. Temos que nos dedicar e trabalhar conjuntamente, unir as energias para fazer o que é melhor para todos.”
Sobre isso, o presidente do Sincor-SP comentou sobre a importância de trabalhos conjuntos e do diálogo do setor com as esferas políticas. “Cada passo que damos, seja com o Ministério da Economia, Susep ou Fenacor, quebramos barreiras e paradigmas, e isso, com certeza, vai nos permitir andar mais rápido e para frente”, declarou Boris Ber.
Campanha publicitária
Durante o SincorCAST, o presidente da CNseg também divulgou a campanha “Seguros, Previdência Privada e Saúde. Pra tudo e pra todos” e foi questionado sobre a aparente “falta” do corretor de seguros nos materiais de divulgação. “No vídeo que norteia a campanha, o personagem principal é o seguro, mas nas peças utilizadas nos nossos canais, certamente, os corretores fazem parte. Temos buscado o engajamento de toda a indústria. Não pensamos em seguradora isoladamente, mas em um conjunto harmônico onde um depende do outro. Inclusive, reforço aqui para os corretores nos ajudarem a fomentar a imagem positiva da marca seguro.”
No encerramento, Fernando Alvarez parabenizou os corretores que acompanharam o programa. “Não podemos ficar alienados no nosso dia a dia, ocupando todo o espaço de trabalho no piloto automático. Precisamos parar, respirar e acompanhar debates como este, investindo em conhecimento”, concluiu.
Premiações
O SincorCAST fez ainda as premiações de dois notebooks. O primeiro, destinado aos associados que geraram o Número da Sorte pela Carteira Digital de Associado, o ganhador foi o corretor de seguros Valentin de Souza, associado da Regional São Carlos desde 2002. O segundo, referente à Campanha Boleto Zero, a ganhadora foi Ordipam Corretora de Seguros, associada da Regional Assis desde 2012.