Dados divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), nesta segunda-feira (12), revelam que em seis meses cerca de dois mil motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool na Capital.

Entre janeiro e junho deste ano, 40 mil testes de bafômetro foram aplicados durante a operação conjunta entre o Detran-MS e as demais forças municipal e estadual de segurança.

As informações do relatório apontam que 40 motoristas foram presos após ser constatado que o teor de álcool ultrapassa a medida administrativa de 0,3 mg/l, caracterizando crime de trânsito. Além do teste de bafômetro, a operação também parou 425 motoristas que não possuíam habilitação.

De acordo com o Detran, um caso inusitado ocorreu neste ano quando uma mulher de 37 anos foi pega dirigindo alcoolizada pelas ruas da Capital duas vezes no intervalo de uma hora.

A motorista estava em um veículo Ecosport quando foi parada e autuada após negar realizar o teste de  etilômetro o que, por si só, caracteriza o uso de álcool. Na ocasião, um outro condutor sóbrio foi chamado para assumir a direção do veículo. Duas horas depois, a mesma mulher foi flagrada em outra operação de trânsito.

Ela terá que arcar com uma multa original e outra de reincidência, que custa duas vezes o valor da primeira. Ou seja, R$ 8.810,10, levando em conta o valor original da multa de Lei Seca em R$ 2.934,70.