Por Cobertura – Publicado em 24 jan 2018, 13h36 Lançada na Europa, solução Digital Drive, desenvolvida em parceria com a startup Spearhead, acelera processo de gerenciamento de sinistros e permite às seguradoras oferecer novos serviços a proprietários de veículos.Depois de um acidente, é usual que uma seguradora leve vários dias para analisar os danos nos veículos envolvidos. A T-Systems, provedora alemã com amplo portfólio digital de soluções e serviços de TI, e a Spearhead, startup baseada em Zurique, estão agora reduzindo este tempo para apenas um minuto. Todo o processo de sinistro está digitalizado – da notificação do acidente à documentação de danos, incluindo as avaliações e as ordens de reparo.O gerenciamento digital de sinistros para seguradoras é o elemento principal da solução Digital Drive, oferta de carro conectado da T-Systems. A solução pode também oferecer funcionalidades de conexão a veículos novos e usados sem acesso à internet integrado.Para digitalizar o processo de sinistro, o veículo segurado é conectado por meio de um plug a uma interface de diagnóstico. Quando o acidente ocorre, a seguradora recebe imediatamente uma análise completa, por meio de um portal. Ao mesmo tempo, os custos de reparo são calculados em tempo real e a ordem de reparo pode ser emitida em seguida. Além disso, os documentos solicitados ao dono do veículo podem ser fornecidos via aplicativo.A solução Digital Drive também conta com funcionalidades para os motoristas, como informações em tempo real sobre o status do veículo: nível de combustível, posição do veículo e alertas em caso de vibrações ou reboque. As seguradoras também podem utilizar estes dados como base para o cálculo, premiando os motoristas mais cuidadosos.Novo parceiroA solução é resultado de uma parceria recém anunciada entre a T-Systems e a Spearhead, startup de tecnologia baseada em Zurique e que começou a operar no mercado de seguros de carros em 2015. Na solução, a T-Systems fornece o adaptador OBD2, que conecta os carros à plataforma e à infraestrutura de nuvem. A Spearhead fornece o software de gerenciamento de sinistros, o portal para as seguradoras e a funcionalidade de documentação de danos para os proprietários dos veículos.Ingo Hofacker, responsável pela área de negócios IoT (Internet of Things) da Deutsche Telekom, afirma que a solução torna a telemática de seguros rentável para o mercado de massa. “A combinação de nossa solução de carro conectado com a tecnologia da Spearhead torna possível entregar às seguradoras uma solução com uma série de serviços de valor agregado. Ao mesmo tempo, estas companhias podem reduzir os custos envolvidos nos processos e reparos existentes após acidentes”, diz.Sinistros em detalhesPara utilizar as funções de carro conectado, os proprietários devem instalar um adaptador para o sistema ODB (On Board Diagnostics). Em caso de acidente, um sensor no adaptador vai gravar todas as forças que estão atuando no veículo, transmitindo estes dados imediatamente para a nuvem privada da T-Systems, onde eles serão analisados ao mesmo tempo em que o administrador responsável pelo cliente é notificado.Depois, o portal web indica quais partes do veículo foram danificadas e qual o custo projetado para o reparo. Por meio de um aplicativo, o proprietário do veículo também pode documentar as circunstâncias do acidente, as pessoas envolvidas e especificar as peças danificadas, assim como carregar fotos do acidente. Todos os dados são processados em data centers da União Europeia, seguindo as leis locais de conformidade.