Com o uso de inteligência artificial, dois personagens virtuais, a “Sind” e o “Seg”, são acessados pelo site ou pelas redes sociais do Sindseg PR/MS e respondem dúvidas sobre seguros.

A comemoração do centenário do Sindseg PR/MS realizada recentemente em Curitiba (13/09) não ficou apenas em celebrar o passado da instituição, mas marcou também o lançamento de uma ação que pode ser considerada disruptiva do ponto de vista da comunicação do seguro com a sociedade.

Parte da cerimônia do centenário foi apresentada pelos dois novos personagens virtuais que foram criados pelo Sindicato para modernizar a representatividade das seguradoras e facilitar a troca de informações sobre seguros com o público consumidor.

“Já na estreia eles conquistaram a simpatia do público com boa aparência, carisma e entonação de voz agradável,” avaliou Jenniffer Motti, uma das publicitárias da empresa Trade Marketing, contratada pelo Sindicato para a construção dos personagens.

A ideia de usar o próprio nome da instituição, “Sind” para a personagem feminina e “Seg” para o personagem masculino, segue uma tendência natural (já adotada por grandes varejistas), mas também faz parte de uma estratégia maior de difundir o nome das entidades que representam as seguradoras regionalmente no Brasil aumentando sua visibilidade e representatividade no meio digital.

“O Sindseg PR/MS mais uma vez inova, aposta no uso da inteligência artificial como uma ferramenta disruptiva, facilitadora, com potencial transformador do futuro, que poderá contribuir imensamente no esforço das entidades representativas do setor para impulsionar a cultura de seguro”, disse o presidente Altevir Prado.

Por enquanto os personagens foram treinados com o próprio conteúdo do site do Sindseg PR/MS que não é pouco. Em função da programação alusiva ao centenário que promoveu a história do setor e seus diversos produtos ao longo de um ano, existe um vasto conteúdo disponível para as pessoas interagirem com a “Sind”, ou com o “Seg”, esclarecendo uma infinidade de dúvidas.

Desde o histórico da instituição, a história dos seguros no mundo, dúvidas sobre particularidades das diversas modalidades de seguro e formas de contratação, tudo pode ser esclarecido acessando https://campanhasindseg.sindsegprms.org.br/

Pelo computador, por enquanto, a interação se dá pelo chat. Acessando pelo celular é possível perguntar e ouvir as respostas, bastando habilitar os dispositivos de áudio e microfone. Seguindo o passo a passo para instalação do aplicativo na tela inicial do celular, o ícone fica salvo e é possível conversar com eles sem precisar acessar o link novamente.