Notícias | 5 de agosto de 2024 | Fonte: CQCS l Ítalo Menezes

O setor de seguros vive uma profunda transformação com as constantes inovações. Um dos principais motores dessa transformação são as insurtechs, empresas que utilizam tecnologia para criar soluções inovadoras para o mercado. Para continuar fomentando essa inovação, recentemente, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) lançou a terceira edição do seu Sandbox Regulatório, ambiente experimental que permite que empresas desenvolvam novas tecnologias e modelos de negócios com regulamentações diferenciadas. Para entender melhor como a fase impacta positivamente o setor, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) conversou com a advogada e sócia do escritório de advocacia, Mattos Filho, Camila Calais.

Para a executiva, esta terceira fase do programa deve “acelerar ainda mais o ritmo de inovação no setor de seguros, beneficiando consumidores e empresas com soluções mais eficientes e sustentáveis”, disse. Calais também destacou que, para participar do Sandbox, as empresas precisam demonstrar inovação, capacidade de gerenciar riscos e atender a critérios específicos

Outra informação revelada pela advogada é que a participação das startups trouxe resultados positivos nas edições passadas. “Empresas que tiveram sucesso no Sandbox muitas vezes optam por converter suas autorizações temporárias e definitivas. Nas edições anteriores, 21 empresas foram selecionadas e algumas já receberam autorização definitiva para operar”, afirmou. “Até dezembro de 2023, as empresas participantes emitiram R$ 111,6 milhões em prêmios. A expectativa é de que o Sandbox continue a impulsionar a inovação no setor, com maior adoção de tecnologias avançadas e colaboração entre startups e seguradoras já estabelecidas”, concluiu Calais. 

Paralelamente ao lançamento da terceira edição do Sandbox Regulatório, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) apresenta a Certificação Avançada em Inovação em Seguros e Insurtechs, que prepara os profissionais do setor para se destacarem na era das tecnologias disruptivas. Sob coordenação de Samy Hazan, Insurance & Innovation specialist, o curso premium reúne um corpo de professores do mais alto nível, tendo Camila Calais como uma das docentes.

O programa oferece uma formação abrangente sobre temas como transformação digital, blockchain, inteligência artificial e outras tecnologias emergentes, capacitando os alunos a desenvolverem soluções inovadoras que atendam às demandas do mercado. Ministrada de maneira on-line e ao vivo, com aulas à noite, a certificação aceita inscrições até 23 de agosto. No momento, a ENS oferece desconto especial de 10% para pagamentos à vista.

Confira mais detalhes sobre a iniciativa através dos links acima. 

 ENS