Sindseg PR/MS reinicia contato com autoridades e leva preocupação das seguradoras com índices de furtos na capital paranaense.

O diretor executivo do Sindseg PR/MS Ramiro Dias e o presidente da Comissão de Ramos Elementares Luiz Borba estiveram na última terça-feira (10) na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Curitiba (DFRV) reunidos com o delegado titular Eric Guedes.

Eles foram levar a preocupação das seguradoras com aumento de furtos de automóveis na capital em 2022. De acordo com Borba, os avisos de sinistros subiram muito em meados de maio de 2022 com pequena redução no final do ano. “Tivemos um aumento significativo de furtos, principalmente de caminhonetes, e muito pouca recuperação.  Esse aumento coincidiu com a falta de peças no mercado. Muito provavelmente veículos sob encomenda destinados ao desmanche e comércio ilegal de peças”.

O delegado reconheceu que houve um aumento no ano passado mas disse que os índices de furtos e roubos em Curitiba não voltaram aos patamares pré-pandemia. “O que nós temos de novidade para 2023 é que estão vindo mais dois novos delegados para DFRV. Também existe uma promessa de retirar os flagrantres daqui. As pessoas presas em flagrante serem direcionadas para a central de flagrantes e não mais para a delegacia especializada”.

Eric Guedes explicou que atualmente a DFRV é uma das únicas especializadas da capital que tem plantão. De acordo com o policial, isso acaba tirando o foco, gera uma demanda de recursos humanos para atender os flagrantes que chegam da PM, Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal. “Então essas unidades (que processam os flagrantes) acabam ficando sobrecarregadas, não conseguimos realizar um trabalho qualificado de repressão, grandes operações e tudo. Com essa mudança conseguiremos retomar o Operações de Repressão Qualificada (ORQs) contra associações criminosas voltadas ao furto e roubo e receptação de veículos”, completou.

O delegado citou outra novidade que será a retirada dos veículos recuperados que se acumulam no pátio da delegacia e também acabam consumindo esforços dos policiais. Uma reivindicação antiga, que segundo Guedes, deve ser efetivada ainda no primeiro semestre. Os carros serão encaminhados para uma área que o governo providenciou no município de Quatro Barras.

O diretor executivo do Sindseg PR/MS Ramiro Dias reafirmou a confiança do mercado segurador paranaense no trabalho do Dr. Eric Guedes. “Desejamos  um bom ano de trabalho com excelentes resultados na repressão ao furto e roubo de veículo e que possamos continuar colaborando no que for possível”.

O Sindseg PR/MS é tradicional parceiro das forças policiais e nos últimos anos já patrocinou inúmeras melhorias na DFRV. Também já fez a doação de equipamentos para o trabalho de investigação.