Notícias | 18 de maio de 2021 | Fonte: IPNews
Objetivo foi analisar o impacto dos dados em toda a cadeia de valor e como a inteligência artificial impulsiona a transformação digital nas empresas do setor de seguros
De acordo com um novo estudo da NTT DATA, provedora global de serviços de TI, a inteligência artificial (AI) é a prioridade estratégica do setor de seguros. A aplicação desta tecnologia possibilita que novos conhecimentos sejam incorporados, entre outros, aos processos comerciais para tornar mais assertivas as tomadas de decisões. A AI permite, por exemplo, a identificação de perfis de segurados, definição de prêmios, realização de campanhas de marketing, gestão de sinistros e jornada de experiências dos clientes.
Já faz alguns anos que as seguradoras estão investindo nas primeiras fases de adoção da tecnologia, ressalta a NTT DATA, mas isso ocorre de forma incipiente. Isto porque importantes desafios precisam ser superados, como a aplicação de estruturas de operações de machine learning para passar de sandbox e validações de conceito para implementação de AI em escala; migração massiva para arquiteturas baseadas na nuvem ou híbridas; e aproveitamento de processamento da linguagem natural, da visão computacional ou da aprendizagem por reforço.
A perspectiva é que, ao superar estes desafios, as seguradoras acabem ampliando de imediato entre 3,2% e 7,1% suas vendas.
O atual cenário comercial é caracterizado por uma mudança de paradigma com a entrada das insurtechs, novos players que competem diretamente com modelos tradicionais e aceleram sua entrada no mercado utilizando a IA como uma importante vantagem competitiva. Além disso, os fundos de investimento têm demonstrado interesse nestes novos players.
Apesar das circunstâncias de 2020, os investimentos e transações alcançaram níveis recordes. Neste trimestre, a proporção de investimentos com capital inicial cresceu e chegou a 57%, retornando aos índices pré-covid-19, e metade das transações foram realizadas no setor de distribuição de seguros.