CQCS – Notícias | 15 de junho de 2023 | Fonte: Olhar Digital
Nova ferramenta de IA consegue analisar dados de acidentes relatados por proprietários e desvendar se há fraudes
Apesar de ser crime, as fraudes são grande problema para as empresas de seguro. Não são raros os casos em que proprietários de veículos querem indenização maior do que o ocorrido ou forjam acidente para receberem o seguro. As seguradoras podem ter achado saída para isso utilizando IA (inteligência artificial).
IA para desvendar fraudes
- As empresas de seguros procuram meios de investigar e desvendar possíveis fraudes e a ferramenta de IA AutoInsp pode ser a solução no processo de análise de sinistros;
- Ao abrir um sinistro (ocorrência de trânsito), o funcionário da seguradora responsável pelo incidente deve enviar relatos, fotos e documentos que comprovem a ocorrência;
- A IA, então, processa todo o material e cruza os dados com os de outros sinistros para contabilizar a probabilidade de uma fraude;
- O AutoInsp ainda analisa se o relato do acidente por parte do proprietário condiz com as deformações do carro;
- Ao final, a decisão final ainda é do analista da seguradora;
- Segundo o CEO da AutoInsp, a tecnologia vem para auxiliar a tomada de decisões humanas.
Probabilidade de fraudes
No início do ano, por exemplo, um motorista no Rio de Janeiro ateou fogo ao próprio carro para conseguir a apólice do seguro. O caso foi confirmado como fraude.
Também não é incomum que proprietários paguem para terceiros danificarem seus veículos em busca de compensação financeira.
A cada 100 acidentes registrados em companhias de seguro, 15 são fraudes. Outros 50 apresentam pontos suspeitos, que devem chamar a atenção do analista na hora do reparo.