Notícias | 10 de março de 2022 | Fonte: CQCS
Fenômeno recente, a “fintechzação” avança rapidamente no mercado de seguros, beneficiando Corretores de Seguros, consumidores e seguradoras. Segundo o diretor do Planium Bank, José Mauro Motta, no ramo saúde, mais especificamente, esse movimento vem sendo adotado com sucesso pela instituição. “Oferecemos serviços financeiros especializados para toda a cadeia de saúde privada, desde a venda de planos de saúde até o eventual financiamento ao beneficiário de uma cirurgia eletiva não coberta pelo plano adquirido, passando pelo comissionamento do Corretor e até o pagamento dos provedores de serviços pela seguradora”, afirma o executivo, em entrevista ao CQCS.
Ele acrescenta ainda que, fruto do fortalecimento das fintechs, esse processo permite que empresas de diferentes áreas apostem em serviços financeiros e que os pagamentos sejam feitos por meios cada vez mais tecnológicos. “No caso do Planium Bank, isso trouxe rapidamente efeitos claros nos canais de vendas, seja na cobrança da taxa de angariação ou da primeira parcela por Pix, Boleto ou Cartão de Crédito integrada a plataformas de vendas de planos de saúde, na conciliação ou no eventual adiantamento de comissões”, acentua Motta.
Motta acrescenta que, quando a cobrança da primeira parcela é feita diretamente pela plataforma de vendas, esta consegue identificar o pagamento de forma automática assim que ele é realizado, no caso do PIX ou cartão, ou na primeira hora do dia útil seguinte, no caso de boleto. A proposta é então automaticamente protocolada na seguradora liberando a cobertura do beneficiário e o processo de pagamento de comissão e premiação, estes últimos de forma automática pelo Planium Bank. Motta ressalta que, para essas funcionalidades estejam disponíveis, basta a solicitação da operadora para que a Planium realize a integração dos serviços financeiros junto ao Planium Bank.
Para as seguradoras, ainda é possível realizar, por exemplo, o pagamento de premiações, de prestadores da rede credenciada, reembolso de clientes, entre outros.
Em breve os clientes finais poderão contar com programas inéditos de cashback, recebimento acelerado de reembolso e até facilidades de financiamento de procedimentos ou de coparticipação quando mantiverem seus pagamentos mensais através do Planium Bank.
AVANÇO
A “fintechzação” já conquistou as grandes empresas, como a Magazine Luiza, a Pernambucanas, a Renner e o Mercado Livre, que já possuem suas próprias iniciativas.
E a população brasileira parece ter sido conquistada pela novidade.
Segundo o portal somosphi.com, pesquisa recente indica que, no Brasil, a união entre tecnologia e serviços financeiros reflete o gosto da população: 58% dos consumidores daqui, contra 51% dos globais, usaram o smartphone para pagar contas e ordens de pagamento no último ano. Já a transferência de dinheiro online é utilizada por 61% dos brasileiros, contra 51% dos respondentes no resto do mundo.