Um levantamento da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) feito com informações das secretarias de segurança dos estados mostrou queda nos furtos e roubos de veículos em janeiro, tanto no Paraná como no Mato Grosso do Sul. Os dados foram compilados pela assessoria de comunicação do Sindicato das Seguradoras (Sindseg PR/MS).

O número de veículos furtados ou roubados no Paraná em janeiro de 2024 (1.185) foi 23% menor do que no mesmo mês do ano passado (1.543). Mas a quantidade de veículos recuperados também diminuiu significativamente (31,45%), foram recuperados 938 em 2023 passando para 643 em 2024.

Curitiba é a 8ª capital mais populosa do Brasil e também a 8ª em número de furtos e roubos de veículos. Foram 299 automóveis retirados criminosamente de seus proprietários e apenas 41 encontrados. O índice de recuperação de veículos furtados e roubados em Curitiba em janeiro de 2024 foi de apenas 13,71%, o menor índice entre as 10 maiores capitais do Brasil.

Mato Grosso do Sul

Em janeiro deste ano 282 veículos foram furtados ou roubados no Mato Grosso do Sul e 223 foram recuperados, índice de 79,08%, um dos melhores do Brasil ficando atrás apenas de Goiás (85,49%) e Acre (97,30%). No último triênio, o número de furtos e roubos de veículos no primeiro mês do ano vem caindo no Mato Grosso do Sul, foram 327, em 2022, 319, em 2023, e 282, em janeiro de 2024.