Dados compilados pelo Sindseg PR/MS mostram as variações de furtos e roubos de veículos nos dois estados em que o sindicato representa as seguradoras.

O Paraná segue na 5ª posição entre os estados com maior número de furtos e roubos de veículos do Brasil. De janeiro a julho deste ano foram subtraídos no estado um total de 1357 veículos (95% furtado e 5% roubado) e 636 foram recuperados, índice de recuperação de 46,8%, pouco acima da média nacional de recuperação que foi de 43,43%.

No Mato Grosso do Sul neste mesmo período foram 320 casos de furtos e roubos de veículos (99% furtado, 1% roubado) e 227 veículos recuperados. Índice de recuperação de 70,94%, que é o terceiro melhor do Brasil, bem acima da média dos estados (43,43%) e perde apenas para Rio Grande do Sul (72,90%) e Amapá (71,74%).

Analisando os dados do primeiro semestre dos últimos três anos no Paraná, verifica-se queda de 25,60% nos furtos e roubos de veículos de 2020 para 2021 seguida de uma pequena alta de 1,72% comparando os dados de 2021 com 2022. Já no Mato Grosso do Sul no mesmo período, houve queda de -23,44% de 2020 para 2021 e nova queda de -12,08% de 2021 para 2022.