Pela primeira vez os CEO`s das grandes seguradoras com sede no Paraná estarão reunidos em um evento do Sindseg PR/MS para discutir as modalidades de seguros em que são especializados.

O presidente do Sindseg PR/MS Altevir Prado abriu a última reunião de diretoria no Sindicato (08/04) falando da grande expectativa em torno do 3º evento do Ciclo de Palestras do Centenário, que acontece na próxima semana (16/04) no Palácio Avenida, em Curitiba, reunindo os CEO`s das grandes companhias seguradoras com matriz no Paraná. Roque de Holanda, da Junto Seguros, Ricardo Iglesias, da Centauro, e Edward Lange, CEO da Sancor, são os palestrantes convidados para este evento.

Segundo Altevir, o Sindicato tem uma consideração muito grande pelas companhias locais. “São empresas altamente profissionalizadas, com executivos de grande respeitabilidade no mercado nacional, que atuam em nichos específicos, e até por isso, vão poder aprofundar um pouco mais o debate sobre alguns temas novos e de interesse geral”, disse Altevir, citando algum exemplos.

No caso do Seguro Garantia, recentemente foi feita no Mato Grosso a primeira licitação de obra pública com cláusula de retomada, ou seja, se a empreiteira abandonar a obra, o seguro garantia é acionado e a companhia seguradora assume a responsabilidade pela conclusão. O CEO da Junto Seguros, Roque de Holanda, participou ativamente dos debates no Congresso Nacional para aprovação da nova Lei de Licitações que abriu caminho para esta novidade com potencial de reverter o longo histórico de obras abandonadas no Brasil.

Nos seguros de benefícios, um dos temas mais relevantes do momento que será proposto pelo Sindseg PR/MS ao CEO da Centauro, Ricardo Iglesias, será a notícia de que a inteligência artificial já consegue traçar com precisão a expectativa de vida das pessoas. Será questionado como esta ferramenta pode ser utilizada pelas companhias na análise de riscos e precificação nos seguros de vida e saúde.

No caso do Seguro Rural e Agrícola, o CEO da Sancor Edward Lange será convidado a falar sobre a busca das seguradoras por tecnologia, estudos e análises meteorológicas para avaliar a probabilidade de fenômenos climáticos, e também, as mudanças propostas pelo governo no seguro agrícola que vão exigir imagens de satélite para comprovar o sinistro.

Assim como nos dois eventos anteriores do Ciclo de Palestras, Dyogo Oliveira em novembro de 2023 e Ivan Gontijo em fevereiro deste ano, este evento com atração tripla está bastante concorrido e com as inscrições muito próximas do limite do auditório (mais de 170 inscrições até agora). Quem tiver interesse em participar desse evento gratuito, que será apenas na modalidade presencial, deve se inscrever nesse link.

Outros temas

Ainda na reunião de Diretoria do Sindseg PR/MS foi tratada da entrega da próxima “Comenda Medalha Centenária Rosácea Paranista”, que ocorrerá no próximo dia 17 de abril, ao grande ícone do mercado segurador paranaense, ex-presidente do Sindicato João Gilberto Possiede. A entrega será feita de forma reservada, na própria residência do homenageado com a presença apenas dos diretores da instituição e algumas lideranças do mercado.

Mais homenageados

Os diretores do Sindseg PR/MS indicaram uma lista de lideranças do mercado segurador para receber a comenda. A lista já está com 86 nomes e passará por análise criteriosa e aprovação da própria diretoria. Para que a Comenda continue sendo uma honraria restrita apenas para pessoas que contribuíram de forma decisiva no desenvolvimento do mercado paranaense, será criado um estatuto disciplinando os critérios de indicação e concessão da comenda.

Assembleia Ordinária

No próximo dia 29/04 acontecerá a Assembleia Ordinária para aprovação de contas do Sindseg PR/MS referente ao ano de 2023. O presidente da instituição Altevir Prado estará em deslocamento no horário previsto e designou o vice-presidente, Mauro Frogel, para conduzir os trabalhos.