Na tarde da última quarta-feira (17/04), o Sindseg PR/MS prestou uma homenagem ao grande ícone do setor segurador paranaense João Gilberto Possiede, com a entrega da “Comenda Medalha Centenária Rosácea Paranista”. É a mais alta honraria criada pela instituição no âmbito das comemorações de seu centenário para homenagear personalidades que contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento do Mercado de Seguros do Paraná.

Em função da idade avançada do homenageado e das dificuldades de locomoção, a opção foi fazer a entrega em sua própria residência. O presidente do Sindicato Altevir Prado fez questão de entregar em mãos e foi acompanhado do vice-presidente Mauro Frogel, dos demais diretores do Sindicato, ex-diretores e grandes amigos de Possiede, como o empresário Joel Malucelli e seu filho, Alexandre Malucelli.

Foi um momento descontraído, de grande emoção e reconhecimento pelo trabalho de Possiede. Uma figura carismática, foi um dos precursores do Seguro Garantia no Brasil e, também, o presidente do Sindicato que permaneceu por mais tempo no cargo (1993-2020), ajudando a criar uma aura de profissionalismo e respeitabilidade no Sindseg PR/MS, reconhecida nacionalmente dentro e fora do mercado.

Na entrega da medalha, Altevir agradeceu a presença de todos e expôs o motivo da homenagem. “O senhor sabe, Possiede, que o Sindicato está no ano do centenário. Estamos com uma programação bastante intensa de comemorações e o Sindseg deve muito ao senhor. Aliás, não só o Sindicato, mas o setor segurador brasileiro e paranaense tem uma dívida de gratidão enorme por tudo que o senhor fez pelo Mercado, e especialmente, pela Instituição Seguro. Essa ferramenta importante que preserva, protege e permite que a sociedade faça o seu planejamento. Gostaríamos muito que o senhor estivesse em todos os eventos, mas como não pode, nós trouxemos o centenário até o senhor”, brincou Altevir.

Emocionado e com algumas dificuldades na fala, o homenageado mostrou que permanece absolutamente lúcido e com o bom humor que sempre o caracterizou. Disse que adora falar, citou algumas passagens de sua trajetória começando como office boy na Companhia Internacional de Seguros. Citou também a passagem pela seguradora Atalaia, destacando que quando já estava para se aposentar, aos 65 anos de idade, teve que adiar os planos porque o empresário Joel Malucelli o convidou para administrar J. Malucelli Seguradora (atualmente Junto Seguros). “Joel, você é muito responsável pelo que aconteceu comigo na seguradora que nós criamos juntos. Meus Deus do Céu. Pequenininha, virou a primeira do Brasil. Criamos o Seguro Garantia, conquistamos coisas”, afirmou Possiede, olhando ao seu redor, disse que não sabia se seu coração aguentava a presença de tantos amigos.

Depois da entrega da medalha, Possiede fez fotos com cada um dos amigos e foi servido um café.