CQCS – Notícias | 2 de dezembro de 2022 | Fonte: PIER
Para quem possui um seguro como forma de proteger o veículo contra diversos problemas que podem surgir enquanto roda pelas ruas, o serviço de guincho é uma das proteções que podem ser usadas para ter mais facilidade no dia a dia.
O que é o serviço de guincho e como ele funciona?
De uma forma fácil de entender, o guincho é uma assistência disponível na maioria dos contratos de seguro auto. Ele é basicamente um atendimento emergencial em casos onde você não consegue se locomover ou sair do local em que o veículo está.
Ou seja: sempre que o seu carro parar de andar, seja por uma pane seca, mecânica ou elétrica, eventuais quebras, um furo de pneu ou qualquer outro problema que seja necessário um reboque, basta acionar a seguradora de veículos que eles vão te buscar e levar à uma oficina.
Uma coisa que deve se atentar, no entanto, é que se mais pessoas estiverem no carro com você, elas não poderão ser transportadas no caminhão de reboque. Isso acontece já que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que não é permitido que pessoas fiquem no interior do veículo rebocado e, normalmente, o veículo de reboque possui apenas dois lugares (para o motorista e um passageiro).
Sendo assim, quem solicitou o serviço se torna responsável pelo deslocamento dos que estavam no automóvel anteriormente.
Eu posso acionar sempre que precisar?
Tendo em vista que o carro pode ter problemas a qualquer momento do dia, nada mais justo do que ter disponibilidade de guincho 24h por dia, tudo a fim de proporcionar a maior segurança possível para você.
O único fator que você precisa ter em mente é que existe a probabilidade de o seguro ter limite de uso. Mas isso pode ser confirmado com a empresa que você possui o serviço, já que pode mudar conforme diretrizes próprias. Geralmente, as seguradoras trabalham com planos de uso mensal, trimestral, semestral ou anual.
É necessário pagar algo a mais para poder usar?
Comumente não é necessário pagar nada a mais caso você faça o contato direto com a sua seguradora. Isso acontece porque o serviço já está incluso no valor do seguro de carros como um todo. Porém, em alguns casos o valor padrão contempla uma quantidade limitada de quilômetros, ou seja, em viagens maiores você pode ter que pagar um valor extra ou um adicional no valor do seguro.
Agora, se você não estiver fazendo a solicitação por meio do seu seguro para carro, e sim por meio de uma empresa ou um guincheiro, a cobrança pode ser feita em cima do valor de saída (que normalmente é fixo) somada a um adicional por quilômetro percorrido até a oficina.
Acionei o guincho; eu sempre preciso ir para a oficina mais próxima?
Esse é um ponto que você pode conferir tanto no momento da cotação de seguro como também na sua apólice em qualquer momento, e que varia de acordo com cada empresa. Porém, é importante saber que não existe a obrigação de ir à oficina mais próxima do local em que o seu veículo parou , e isso se dá já que, normalmente, existe um raio de distância a qual a seguradora cobre.
Para ficar mais fácil de entender: aqui na Pier, no plano básico, nós levamos o seu carro até o local que você quiser dentro do raio de 200 km de distância. Então você pode levar no seu mecânico de confiança caso ele esteja nesse intervalo. Caso esteja em uma viagem maior, você pode adicionar a cobertura de quilômetros ilimitados.