FENACAP 26 de Julho de 2017
Nos dias 10 e 11 de agosto, o Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA) realizará a segunda edição do Congresso Internacional CBMA de Arbitragem, no Rio. O Museu do Amanhã, lugar escolhido para abrigar o evento, localizado na parte revitalizada do Centro da cidade, não poderia ser mais adequado, já que representa o avanço da cidade, assim como o tema do congresso. A arbitragem é uma forma litigiosa de resolução de conflitos, com vantagens que vão desde a rapidez com que transcorre, até a escolha por árbitros especialistas na matéria objeto do litígio.
 
Entre os assuntos que serão debatidos estão: A arbitragem e seus custos; O devido processo legal na prática arbitral; Os desafios procedimentais na arbitragem envolvendo a administração pública; A prova na arbitragem; A prática arbitral na perspectiva dos advogados; Os impactos da mediação; Dispute Board e outros temas.
O evento contará com a participação de importantes juristas, advogados e ministros, entre eles: Luis Felipe Salomão, atual Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ellen Gracie Northfleet, ex-Ministra do Supremo Tribunal Federal, o Desembargador Alexandre Freitas Câmara, e os professores Joaquim Falcão, Nádia de Araújo, Gustavo Binenbojm, Gustavo Tepedino, Sergio Bermudes, Carlos Alberto Carmona, Hermes Marcelo Huck, dentre outros.
Convidados internacionais também falarão das experiências arbitrais em seus países: Francisco Prol, da Espanha; John Fellas e Julié Bédard, dos Estados Unidos, Marc Veit, da Suíça e Mariana França Gouveia e Sofia Martins, de Portugal.
Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem
 
O CBMA é uma câmara de mediação e arbitragem de âmbito nacional, fundada em 2001, com sede no Rio de Janeiro, fruto de uma parceria entre a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio), a CNseg – Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização e a Firjan – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.