Notícias | 23 de abril de 2024 | Fonte: Sindsegnne
Nas primeiras horas desta segunda-feira (22), o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBM/RN) foi acionado para conter um incêndio no Shopping Artesanato Potiguar, no bairro de Ponta Negra, em Natal. As chamas foram contidas, mas chegaram a atingir três lojas do estabelecimento, deixando apenas danos materiais. O incidente serve como alerta para a importância da contratação do Seguro Empresarial, diante do crescente número de casos de danos estruturais registrados no país.
Dados recentes demonstraram um crescente aumento de casos de danos estruturais no Brasil. O Instituto Sprinkler Brasil registrou uma alta de 8,9% de incêndios principalmente na área comercial (19,2%), em local de reunião de público (15%), depósitos (12,8%) e indústrias (10,3%).
Esse aumento, muitas vezes, é atribuído à falta de manutenção, treinamento inadequado de equipes, qualidade inferior de equipamentos e até erros em projetos e instalações. Diante desses desafios, o Seguro Empresarial surge como uma proteção vital para os negócios.
Com mais de 22 milhões de empresas ativas no Brasil, o Seguro Empresarial obteve um dos melhores desempenhos dentro do segmento de danos e responsabilidades em 2023. De acordo com dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), a arrecadação do produto teve um crescimento de 18,7% a nível nacional.
Na região sindical que abrange os 13 estados geridos pelo Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne), a alta foi de 16,1%. No Rio Grande do Norte, o desempenho do Seguro Empresarial foi ainda mais expressivo, alcançando um crescimento de 37,5%.
“O seguro empresarial é essencial para empresas de todos os tamanhos. É uma salvaguarda fundamental para garantir a continuidade dos negócios diante de imprevistos que podem colocar em risco não apenas o patrimônio, mas também a segurança dos colaboradores e clientes”, aponta Ronaldo Dalcin, presidente do Sindsegnne.
O Seguro Empresarial oferece uma ampla gama de coberturas para proteger as empresas contra diversos riscos e perdas. Essas coberturas incluem proteção contra incêndio, explosão, danos elétricos, roubo, furto, danos por água, vendavais, impacto de veículos, responsabilidade civil, quebra de vidros, perda de lucros e despesas fixas, equipamentos eletrônicos e responsabilidade do empregador.
“As empresas podem personalizar suas apólices de seguro de acordo com suas necessidades específicas, adicionando coberturas adicionais conforme necessário, e é recomendável consultar um corretor de seguros habilitado para obter orientação sobre as opções mais adequadas para o negócio”, finaliza Dalcin.