Notícias | 7 de junho de 2021 | Fonte: CQCS
Estudo realizado pela TEx indica que o preço médio do seguro de veículos vem caindo progressivamente, mês a mês, desde o começo do ano. Segundo o sócio e COO da TEx, Emir Zanatto, o Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA), que leva em consideração o segurado de ambos os sexos, apontou que a relação entre preço do seguro e valor do veículo, que era de 5,6% em janeiro, “caiu para 5,3% em março e 5,2% em abril”.
O estudo indica uma queda ainda maior no percentual referente ao seguro para uma mulher (IPSAm), que chegou a 4,7% em abril, enquanto para o homem (IPSAh), foi 5,6%. O executivo destaca que o seguro para homens foi quase 20% mais caro que para mulheres. “Isso acontece porque o homem se envolve mais em acidentes graves e perdas totais. Perda total é quando não é possível recuperar o veículo devido à extensão do dano”, explica Zanatto.
O IPSA aponta ainda o seguro em Belo Horizonte é em média 31% mais barato do que no Rio de Janeiro.
A TEx é uma insurtech especializada em soluções online para o mercado de seguros,
Os dados são extraídos do TEx Analytics, plataforma de inteligência de dados de seguro auto, e referente às cotações realizadas no primeiro quadrimestre.
Essa ferramenta contabiliza mais de R$ 3,5 bilhões de prêmios transmitidos por ano e aproximadamente 2 milhões de cotações por mês realizadas no TELEPORT, solução de Gestão e MultiCálculo da empresa para Corretoras de Seguros.
A empresa garante que tem “o maior dataset do mercado”, com abrangência nacional e mais de 20 mil Corretores utilizando suas soluções diariamente. Essa penetração possibilitou a criação do IPSA.