Por Denise Bueno – 13/03/2023 15:29 – Sonho Seguro

Quem já viu uma família ou uma empresa se reinventar depois de uma tragédia sentiu na alma a importância de ter um seguro, tema desta coluna de estreia no InfoMoney. E ter um seguro de verdade e não qualquer coisa que se vê por aí. É um assunto que merece seriedade de todos. De quem desenha o produto, quem vende, quem fiscaliza o setor e quem compra.

Sou repórter especializada em seguros há quase 30 anos. Meu dia a dia é escrever sobre este setor que administra reservas de R$ 1,5 trilhão no Brasil. No mundo, são mais de US$ 30 trilhões. Em vendas, o setor registrou cerca de R$ 355 bilhões em 2022, sendo o seguro de vida e o de carro os principais no Brasil. No mundo, as seguradoras faturaram mais do que US$ 7 trilhões, sendo US$ 3 trilhões com apólices de vida e aposentadoria, e US$ 4 trilhões e com seguros de bens e de responsabilidades.

Os números impressionam, mas o que me chama mais a atenção são as indenizações pagas para ajudar clientes a se reerguerem após um imprevisto. As quase 100 seguradoras que atuam no Brasil desembolsaram R$ 219 bilhões no ano passado. No mundo, dados disponíveis mostram apenas as indenizações por catástrofes naturais: US$ 132 bilhões em 2022. Quase 30% dos US$ 313 bilhões

das perdas econômicas geradas por inundações, furacões, incêndios entre outros eventos climáticos.

Muita gente me perguntou se as seguradoras tinham dinheiro para pagar tantos carros boiando nas inundações em diversas partes do país neste início do ano. Sim, as seguradoras fazem seguro para grandes perdas com as resseguradoras. Por isso, não vemos casos de falência mesmo quando acontece uma grande tragédia. E as resseguradoras também dividem, com investidores, ao negociarem títulos financeiros atrelados a catástrofes (ou cat bonds).

Mesmo com esta complexa estrutura financeira, é possível ter perdas significativas, como mostrou a guerra entre Rússia e Ucrânia. Um exemplo é o seguro aéreo. Algumas seguradoras deixaram de operar no segmento diante das bilionárias indenizações pagas em razão das aeronaves confiscadas pelo governo russo. E quem ficou elevou de forma significativa o preço.

E não importa se isso aconteceu lá do outro lado do planeta. Afeta o segmento com um todo e empresas aéreas brasileiras sofreram para negociar o seguro em 2022, com um reajuste superior a 40%. Para compensar o aumento de custo, as passagens estão mais caras. E, como quase tudo na vida, quem paga é o consumidor final, obrigado a fazer malabarismos para proteger suas finanças e ter a tão sonhada aposentadoria com dinheiro para pagar o plano de saúde e viajar.

O Brasil está na mira do mundo para atrair investimentos pelo potencial de crescimento e ausência de catástrofes, com exceção das enchentes, inundações e das catástrofes provocadas pelo homem, como o caso Americanas e a tragédia da Samarco, para citar dois exemplos.

A prioridade das seguradoras é melhorar a comunicação para que mais gente se interesse pelos milhares de produtos disponíveis na palma da mão dos mais de 220 milhões de brasileiros, que vão do aparelho celular ao satélite que nos traz o sinal para usá-lo. Para tudo que está entre eles – carros, imóveis, pessoas, empresas, plantações, animais, florestas e as responsabilidades de cada um por danos causados a terceiros – existe um seguro sob medida.

Meu objetivo é trazer informações para tornar o setor tão claro como é a internet para nós hoje. Apenas usamos, sem saber de tudo que existe nos bastidores girando essa imensa engrenagem. O sonho estratégico das seguradoras é que o cliente dê um clique no celular para ativar seu seguro quando sair casa para ter seu computador protegido enquanto vai de bicicleta para o trabalho. E se cair da magrela, apertar outro botão para receber a indenização na conta corrente sem praticamente ter de falar com alguém.

É sobre isso esta coluna. Contar o desenrolar da revolução tecnológica em curso, os investimentos para tornar a experiência do consumidor cada dia melhor, bem como a dedicação na especialização dos corretores de seguros para ofertarem produtos a todos, independentemente da idade ou classe social. Há também, ainda engatinhando, uma política das práticas sociais, ambientais e de governança, conhecidos como ESG (inglês) ou ASG (em português), pontos cada vez mais valorizados pelo consumidor.

Espero poder contribuir para que todos tenham seus sonhos seguros.