• Sábado, 06 Novembro 2021 08:04 – por  ENS – SEGS.com.br – Foto

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Na última quarta-feira, 27, a ENS promoveu a 11ª live da série “Inovação no Setor de Seguros – Experiência de Mercado”, realizada em parceria com a ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência). Transmitidos pelo canal da Escola no Youtube, os eventos reúnem executivos e especialistas do setor, que relatam experiências pessoais e das empresas em que atuam, nas áreas de inovação e tecnologia.

A edição desta semana contou com a participação do diretor presidente da Tokio Marine, José Adalberto Ferrara. Segundo ele, a experiência de inovação na seguradora foi inicialmente focada no aspecto operacional, com o objetivo de evitar o erro e fazer com que as operações fossem as mais rápidas e precisas possível, evitando o retrabalho.

O diálogo constante com os corretores também foi apontado por Ferrara como fator que ajuda a identificar necessidades e gerar aprimoramento. “No contexto de melhoria operacional e de crescimento de prêmio, os mais de 33 mil corretores que hoje trabalham com a Tokio tiveram um papel fundamental. Conversamos constantemente e ouvimos deles, que estão na ponta lidando com os clientes, quais são as recomendações com relação a criação de novos produtos, mudanças de processos ou revisão dos critérios de aceitações. Com isso, temos uma série de sugestões de quem está com o cliente na mão, que sabe as dificuldades ou as grandes oportunidades de melhoria operacional e de produtos”, explicou Ferrara.

Para o outro convidado da live, o CEO da Wiz Soluções, Heverton Peixoto, a visão de inovação da empresa é mudar e evoluir para prestar o melhor atendimento ao cliente. “Isso pode ser uma nova maneira de conversar com o cliente, uma forma nova de entregar apólice, e nas respostas das mensagens. Na verdade, esses milhares de corretores espalhados pelo Brasil estão inovando todos os dias. Eles podem não ter todos os aparatos de tecnologia, mas estão inovando a cada dia, porque o cliente está mudando, o Brasil está mudando e a forma de comprar está mudando”.

Peixoto ressaltou ainda que a Wiz promove inovação com base em quatro pilares. “Transparência, agilidade, comodidade e valor. Se tivermos essas vertentes, estamos inovando”.

Dicas aos corretores

O professor da ENS e mediador do evento, Maurício Leite, pediu aos executivos que dessem conselhos para os corretores, diante das muitas inovações pelas quais o setor de seguros vem passando.

Peixoto foi categórico ao afirmar que o momento não é de ficar parado. “É hora de se modernizar, não importa se a empresa é pequena, média ou grande. Não importa se é especializado. Inove, busque soluções, ferramentas, e busque se aperfeiçoar. Não seja arrogante de achar que o mercado está garantido”.

O executivo ressaltou que a atividade de corretagem não irá acabar, mas é preciso estar atualizado. “Quem acredita que a profissão de corretor irá morrer está falando sem conhecimento de causa. O que vejo é mais facilidade, mais inovação, mais tecnologia, mas para o corretor protegido. Outra dica é: diversifique. Principalmente os corretores que ainda estão em um ramo só. Vamos aprender sobre outros ramos”.

Nichos promissores

Olhar para o mercado como uma oportunidade enorme pela frente. Essa foi a sugestão de José Adalberto Ferrara. “Vocês não precisam ter receio de nada. As mesmas incertezas que vocês têm, nós também temos”.

O executivo também sugeriu aos corretores ampliar a atuação a novos segmentos de seguros e destacou os mais promissores. “Incorporem outros produtos na sua carteira. O Seguro de Vida individual está bombando no Brasil. Assim como o Seguro Residencial, em razão da pandemia, porque as pessoas estão ficando mais em casa. Pela primeira vez, vejo esses seguros sendo comprados, e não vendidos. O Seguro de Transportes está crescendo 35,5% no acumulado do ano, e esse seguro é a temperatura da economia brasileira. O Seguro de Responsabilidade Civil está com crescimento de 37% e os Seguros de Agronegócio estão crescendo 43%”, finalizou.