O Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) pagou 383.993 indenizações em 2017 no Brasil, das quais, 285.662 por acidentes com motos (74%), 71.760 por acidentes com automóveis (19%) e o restante devido a colisões com ciclomotores (2%), caminhões (3%) e ônibus (2%).A maior parte das indenizações foi paga para vítimas do sexo masculino (75%) e a faixa etária de 25 a 34 anos continua acessando mais o seguro. No Paraná foram 23.286 indenizações pagas em 2017, 16.574 por invalidez permanente, 3.606 para despesas médico-hospitalares e 3.106 por morte.Esses dados foram apresentados pelo presidente da Seguradora Líder, que administra o DPVAT, José Ismar Tôrres. Ele fez palestra nesta quinta-feira (04), em Curitiba, a convite do Sindicato das Seguradoras (Sindseg – PR/MS) para associados do sindicato, corretores e operadores do Direito.O evento foi aberto pelo presidente do Sindseg – PR/MS, João Possiede, que enfatizou o caráter social do DPVAT e a transparência da gestão. “É um seguro que adquire uma relevância social muito grande à medida em que indeniza vítimas de acidente indistintamente, constituindo apoio importante aos próprios envolvidos no acidente ou seu familiares em momentos difíceis, além da arrecadação do seguro que contribui com a saúde pública e melhorias na segurança viária”, afirmou Possiede.O DPVAT teve arrecadação bruta este ano de janeiro a agosto de R$ 3,7 bilhões sendo que 50% desse total, R$ 1,84 bilhão repassados obrigatoriamente à União dos quais R$ 1,65 bilhão (45%) para o Sistema Único de Saúde (SUS) e R$ 184,2 milhões (5%) para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). As indenizações consumiram 40,5% da arrecadação, o restante custeou despesas de operação (6,9%), corretagem (0,60%) e margem de resultado (2%).Em sua palestra, o presidente do DPVAT apresentou a evolução histórica do seguro e destacou também que a atual gestão da Seguradora Líder vem fazendo um trabalho muito intenso de combate à fraude. “Fizemos mudanças nos processos internos, capacitação da equipe em análise documental e implantação de ferramentas tecnológicas permitindo dobrar a capacidade de detecção de fraude”, disse.Os dados mostram que de janeiro a agosto de 2018, o DPVAT conseguiu evitar gastos indevidos da ordem de R$ 1 bilhão, praticamente o mesmo valor que foi indenizado no período. Dos 404 mil sinistros avisados 216 mil foram pagos nesses oito primeiros meses do ano. Os sinistros não pagos somam casos de fraudes, negativa técnica ou via ações judiciais.Projeto RecomeçoA Seguradora Líder DPVAT lançou o Projeto Recomeço em agosto de 2018 para procurar reinserir ao mercado de trabalho pessoas indenizadas por invalidez permanente. Atualmente o Portal do Programa tem 20 empresas cadastradas e 66 beneficiários. Uma turma piloto no Rio de Janeiro já capacitou 17 participantes e o objetivo da Seguradora Líder, segundo Tôrres, é ampliar para todo o país.

Fotos: Júlio Cezar Pereira Filho