Estadão – Thiago Vinholes – 26 de nov, 2024 · 4 minutos de leitura.

Motoristas experientes conseguem checar as condições dos pneus do caminhão usando apenas o ouvido e um martelo. O barulho do golpe da ferramenta no pneu pode revelar seu estado: o som abafado indica falta de pressão, enquanto um ruído “sólido” sugere boas condições. Porém, essa prática tem grande margem de erro. Para resolver isso, a Continental tem uma solução tecnológica que permite uma verificação precisa e remota dos componentes.

A fabricante lançou no Brasil a segunda geração de seus sensores para pneus de caminhões e carretas. De acordo com a Continental, esses dispositivos, instalados dentro da carcaça, medem a pressão e a temperatura do pneu. Os dados são enviados em tempo real para o aplicativo ContiConnect On-Site, disponível para celulares com sistemas operacionais Android e Apple. Além disso, estações de leitura de dados montadas em pátios também podem acessar as informações.

A Continental oferece os novos sensores instalados nos pneus de fábrica, sob demanda. Ademais, é possível adquirir e instalar o item na rede Truck Center Conti Connect, em pneus de qualquer marca.

“Os motoristas podem verificar a saúde dos pneus de qualquer lugar e, se necessário, buscar correções ou reparos. Nosso objetivo é oferecer o menor custo total de operação, prolongando a vida útil dos pneus e maximizando o retorno do investimento de nossos clientes”, disse Thais Oliveira, diretora de vendas de pneus de carga da Continental.

Sensores medirão a quilometragem dos pneus

A Continental aprimorará a segunda geração de sensores com mais utilidades. Em breve, conforme anunciado pelo fabricante, os sensores poderão medir a quilometragem individual de cada pneu. Mais adiante, eles também poderão verificar a profundidade dos sulcos, indicando o momento para a troca.