Veja as fotos do evento no link:

http://jaimecosta.com.br/cliente/2024/sindseg2506/galeria/

Assista o vídeo completo do evento em Curitiba clicando abaixo:

Assista o compacto com os melhores momentos do evento em Curitiba clicando abaixo:

No âmbito das comemorações dos 100 anos de atividade do Sindicato das Seguradoras (Sindseg PR/MS), a instituição realizou ontem (25/06) um grande evento em Curitiba de lançamento do livro “Legado Assegurado” a da exposição “Seguro através do tempo”, que sintetiza em 44 painéis o conteúdo de mais de 500 páginas do livro.

Este evento de lançamento já aconteceu no Norte do Paraná (Londrina 27/05 e Maringá 28/05) e ainda será replicado Ponta Grossa (06/08) e Cascavel (08/08). Faz parte de um conjunto de ações comemorativas do centenário do Sindseg PR/MS (que incluem ciclo de palestras e campanha publicitária em redes sociais) com o propósito bem maior do que apenas reverenciar o histórico da entidade de 100 anos de trabalho pelo bom funcionamento do mercado segurador.

Através da produção cultural e do fornecimento de informações sobre o passado, o Sindseg PR/MS pretende mostrar à sociedade como o seguro acompanhou a história da humanidade dando suporte à atividade econômica. Será entregue uma cópia do livro “Legado Assegurado” para bibliotecas públicas de cada um dos 399 municípios do Paraná.

Em seu discurso o presidente do Sindseg PR/MS Altevir Prado destacou que o evento marca a entrega daquilo que uma instituição pode dar de mais precioso, o conhecimento. “Hoje estamos entregando para a sociedade paranaense um grande presente. Um livro que conta a história, que ressalta nossos valores culturais, econômicos e sociais, que fala da nossa história, um verdadeiro passeio no tempo e na formação de nosso estado. Tudo na vida pode ser tirado de nós, menos o conhecimento”.

Altevir explicou que a exposição “Seguro através do tempo” é a maior mostra itinerante sobre seguros do Brasil. “Através dela podemos viajar pelos séculos passados, tomar conhecimento da evolução da nossa civilização tendo dentro da nossa nave, em nosso cockpit, o mercado de seguros”, disse Altevir, fazendo uso de sua bagagem acadêmica na área da filosofia e história. “O Sindseg se enche de orgulho em completar 100 anos e avança rumo ao futuro cumprindo com sua missão de impulsionar e promover a cultura do seguro, desenvolver o mercado e exercer o papel que lhe é reservado na historia, de contribuir para tornar os profissionais do mercado de seguros ainda mais abastecidos de cultura”.

Antes da palestra do historiador que coordenou as equipes de pesquisa para a produção do livro e da exposição, algumas autoridades do mercado segurador parabenizaram o Sindseg PR/MS pelo lançamento. O presidente do Sindicato dos Corretores do Paraná (Sincor-PR) Wilson Pereira lembrou de batalhas encampadas pelas duas instituições na defesa do mercado.

“Estivemos juntos em órgãos de proteção do consumidor e instâncias do Poder Judiciário buscando orientação para defender os interesses do mercado. Tivemos mais de 45 processos instaurados contra associações de proteção veicular, também agimos em parceria em campanhas de orientação, como na Semana Nacional do Trânsito, e inúmeras campanhas educativas. Esse ano celebramos 100 anos de uma instituição que representa a força e o dinamismo do nosso setor. Esta obra (o livro) é a prova de que o mercado de seguros sempre andou de mãos dadas com o Paraná e o Mato Grosso do Sul, fazendo parte do desenvolvimento dos dois estados”

O Superintendente Executivo da Bradesco Seguros na Região Sul Claudinei Poleto entregou uma placa em homenagem ao centenário com a seguinte mensagem: “O Grupo Bradesco Seguros tem a honra de acompanhar essa trajetória de inovação e conquista. Queremos seguir adiante com vocês por mais 100 anos de parceria provendo soluções para um presente e um futuro ainda melhor”.

Representando a Câmara Municipal de Curitiba, o vereador Osias Moraes parabenizou o Sindseg PR/MS pelos 100 anos e pelo lançamento do livro e da exposição. Ele é o primeiro secretário da Câmara e preside a Frente Parlamentar Condominial de Curitiba, que já abriu espaço para o sindicato falar sobre seguro.

Conteúdo

A primeira parte do livro é dedicada ao Paraná. Mostra como os ciclos econômicos, políticos e migratórios do Paraná influenciaram a ocupação territorial do estado e foram determinantes na formação da identidade cultural paranaense.

A história milenar do seguro é retratada no livro desde os primeiros relatos de mútuo na Babilônia (2.500 a.c.) com caravanas de cameleiros que cotizavam as mortes dos animais que ocorriam no trajeto. Cita o aparecimento dos seguros entre os chineses nas travessias de barcos nos perigosos rios da Ásia, depois também os Árabes utilizando o mesmo princípio, mas para travessias no deserto.

O livro também destaca que o primeiro contrato de seguro que se tem registro foi celebrado em Gênova, na Itália em 1347. Traz fatos históricos mundiais relevantes para a expansão do setor, como um incêndio ocorrido no centro de Londres em 1666 que atingiu 13.200 casas. E finalmente evidencia que com a chegada da família real ao Brasil, em 1808, ocorre a abertura dos portos sendo criada a primeira sociedade seguradora do país, a Companhia de Seguros Boa Fé.

“Nós encontramos argumentos e hipóteses que sustentam o Mercado Segurador como grande balizador do desenvolvimento econômico do Paraná”, disse o historiador Miguel Fernando, citando alguns exemplos. “A construção das estradas de ferro do Paraná, desde a década de 1940 até elas serem estatizadas, era uma empresa de seguro que fazia o aporte para que as empresas pudessem investir e expandir a linhas férreas”. Da mesma forma o historiador afirmou que os seguros também foram fundamentais para proteger o agricultor das grandes geadas que se sucederam no estado.

Por fim o livro retrata a história do Sindicato das Seguradoras desde sua origem como comitê misto abrangendo Paraná e Santa Catarina, depois mostra a evolução, mudanças de diretoria e grandes líderes que se sucederam na presidência.

Homenagens

Após a palestra de Miguel Fernando, foi feita a entrega da “Comenda Medalha Centenária Rosácea Paranista” para três personalidades que contribuíram de forma decisiva para a difusão dos seguros no Paraná. Os homenageados foram Ramiro Dias (diretor executivo do Sindseg PR/MS há 32 anos), Robert Bittar (Fenacor) e Santa Ritta (Santa Ritta Assessoria e Consultoria).