Revista Cobertura – Por 27/09/2024 as 12:03

No dia 1º de outubro, celebra-se o Dia Internacional do Idoso, uma data que convida à reflexão sobre o envelhecimento da população e, principalmente, sobre como garantir um futuro financeiramente seguro para essa parcela crescente da sociedade. Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, pensar na longevidade financeira tornou-se imprescindível, especialmente diante de um cenário em que o sustento de grande parte dos aposentados depende exclusivamente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com o Raio X do Investidor Brasileiro, divulgado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), 92% dos aposentados no Brasil têm como principal fonte de renda o INSS. Um dado preocupante, que evidencia a fragilidade da preparação financeira da população para a aposentadoria.

Apenas 3% dos aposentados conseguem manter-se por meio da previdência privada, percentual semelhante ao dos que vivem de salários próprios ou de suas empresas, indicando que uma parte significativa ainda precisa trabalhar mesmo após a aposentadoria. Outros 2% dos aposentados dependem do apoio financeiro da família ou dos filhos, e apenas 1% conseguem viver de pensões, aluguéis ou aplicações financeiras.

Esses dados apontam para um cenário alarmante: 70% da população brasileira não consegue poupar nada ao final do mês. Além disso, apenas duas em cada dez pessoas se preparam financeiramente para a aposentadoria. Isso escancara a necessidade urgente de uma maior conscientização sobre a importância do planejamento financeiro de longo prazo.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que os idosos – pessoas com mais de 60 anos – representam 15,6% da população brasileira. As projeções indicam que até 2046, esse grupo corresponderá a 28% da população.

Carlos Gilberto Crippa

Para o presidente do Conselho Deliberativo da Quanta Previdência, Carlos Gilberto Crippa, esses dados reforçam a urgência de se pensar em soluções para a longevidade financeira.

“A expectativa de vida do brasileiro tem crescido a cada ano e a longevidade desponta como um grande presente para todos nós. Paralelamente a isso, temos o desafio e a responsabilidade de nos prepararmos financeiramente para o futuro. Dentro deste contexto, estamos certos de que a previdência privada e a educação financeira de longo prazo cumpre um papel fundamental”.

A previdência privada surge como uma alternativa cada vez mais relevante nesse contexto. Embora ainda seja responsável pelo sustento de apenas uma pequena parcela dos aposentados, sua importância deve crescer nos próximos anos.

Instituições como a Quanta Previdência, que desde 2004 atua no mercado, oferecem soluções de previdência complementar, buscando formar uma consciência financeira sólida entre os brasileiros. Recentemente, a entidade em parceria com a Somma Investimentos, lançou a plataforma ACQUA, uma ferramenta educativa gratuita que ajuda na construção de um planejamento financeiro consciente.

Com mais de 208 mil participantes e 630 mil beneficiários, a Quanta destaca-se como a quarta maior entidade de previdência privada do país, mostrando que é possível se preparar para o futuro de maneira eficiente e sustentável.

“A data de hoje, mais do que uma celebração, serve como um alerta: é preciso que jovens e adultos comecem a pensar desde já em como desejam envelhecer. O planejamento financeiro adequado, incluindo a adesão à previdência privada, pode ser o caminho para garantir uma aposentadoria tranquila e segura”, ressalta Crippa.