Sonho Seguro – Por Denise Bueno -22/11/2021 07:51
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) firmou convênio com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), que permitirá a atuação da entidade como acreditadora de cursos que buscam certificar profissionais do seguro rural com base nos requisitos mínimos definidos pelo Mapa. O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 131/2021 foi publicado no Diário Oficial da União de 17 de novembro.
A acreditação será o processo obrigatório àquelas instituições que desejarem ofertar cursos com emissão de certificados válidos para atuação dentro do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). O processo garante que a qualidade mínima dos cursos seja respeitada e contribuirá para capacitar os peritos e demais profissionais que atuam direta ou indiretamente com o atendimento aos agricultores participantes do programa.
O ACT com a FenSeg deve fomentar o aumento da qualidade dos serviços que são ofertados pelos profissionais que atuam com seguro rural no Brasil. ”O produtor precisa de um atendimento de excelência, desde o momento da comercialização da apólice, quando deve ser explicado de forma detalhada as coberturas e demais características do produto, até uma possível vistoria caso ocorra um sinistro. Garantir isso é um grande avanço para os produtores rurais”, diz o Diretor do Departamento de Gestão de Riscos da Secretaria de Política Agrícola do MAPA, Pedro Loyola, em comunicado.
As instituições interessadas em ofertar cursos com certificação deverão entrar em contato com a FenSeg pelo telefone (21) 2510-7770 ou pelo e-mail fenseg@fenseg.org.br.