Notícias | 26 de abril de 2024 | Fonte: CQCS | Itana Oliveira
A unidade brasileira do Grupo MAPFRE, companhia global do mercado de seguros e financeiro, registrou um lucro líquido de 60,8 milhões de euros no encerramento do primeiro trimestre de 2024, um aumento de 13,5% em relação ao mesmo período de 2023, considerando apenas a operação brasileira. Dessa forma, a empresa se consolidou como um dos principais motores de crescimento do grupo no cenário internacional.
Além disso, o Brasil se firmou como a segunda região geográfica que mais contribui para as receitas do grupo MAPFRE, em volume financeiro, atrás apenas da Espanha e de Portugal, que juntos somaram um lucro líquido de 73,1 milhões de euros no trimestre. Em seguida, aparecem os demais países da América Latina que somam 33,5 milhões de euros, América do Norte com 15,5 milhões de euros, e a soma dos resultados dos países da Europa, Oriente Médio e África, que obtiveram um lucro líquido total de 8,9 milhões de euros no período.
Os prêmios emitidos no Brasil seguiram o mesmo caminho, evoluindo de maneira significativa nos primeiros meses do ano. Apenas de janeiro a março de 2024, a operação no país totalizou 1,3 bilhão de euros em arrecadação de prêmios, representando uma alta de 10,2% quando comparado com o primeiro trimestre do ano passado. A evolução positiva dos negócios de seguros agrícola e de vida, que avançaram 8,0%, e 13%, respectivamente, foi o que se destacou no impulsionamento dos resultados. A valorização acumulada do Real foi outro fator que contribuiu.
Na avaliação do CEO da MAPFRE Brasil, Felipe Nascimento, a companhia tem conseguido se manter resiliente e apresentar crescimento sustentável no país. “Estamos extremamente satisfeitos com os resultados positivos que alcançamos no primeiro trimestre. Nossos objetivos para o decorrer de 2024 são continuar crescendo de forma sustentável, com foco na rentabilidade, melhoria da eficiência operacional e diversificação dos produtos. Nosso grande parceiro estratégico Banco do Brasil e nossos distribuidores são agentes fundamentais nesse sucesso, fortalecendo nossa posição no mercado e impulsionando o desempenho da companhia. Seguiremos investindo na excelência e na capacidade de oferecer a melhor experiência para os clientes. Estamos preparando a MAPFRE para novos tempos no país”, define o executivo.
Os números do índice combinado dos produtos Não-Vida também tiveram variação positiva. Caíram de 81,6% para 77,5% no primeiro trimestre deste ano, isso aconteceu por consequência da redução de custos e da menor ocorrência de sinistros em diversas carteiras, principalmente nos portfólios de seguro auto e rural. Nesse segundo caso, a menor incidência de eventos climáticos rigorosos no início do ano foi um fator contribuinte.
A combinação dos produtos Não-Vida destaca-se ainda, globalmente, com a melhora significativa de 2,7 pontos percentuais, atingindo 95,8%, impulsionada por uma melhora na gestão técnica de subscrição e atualização de tarifas. O índice de Solvência II do Grupo MAPFRE melhorou para 208,2%, saindo de 201,2% em 2022, refletindo a sólida posição financeira da empresa e a sua capacidade de atender às obrigações financeiras com os segurados.
O número total dos países que a MAPFRE opera registrou um lucro líquido de 216 milhões de euros no primeiro trimestre de 2024, representando um aumento considerável de 69% em relação ao mesmo período do ano anterior. Melhorias na rentabilidade técnica e uma maior contribuição do resultado financeiro das carteiras do grupo foram fatores cruciais para para esse crescimento, com destaque para os negócios em Seguros Gerais, chegando a 9,3%, e de Vida Risco com 16,5%.
Os prêmios emitidos também registraram uma evolução de 4,6% nos três primeiros meses do ano, totalizando mais de 8,1 bilhão de euros. Considerando apenas os prêmios da MAPFRE RE, que incluem resseguros e a carteira de riscos globais da companhia, com um crescimento de 7,0%, ultrapassando os 2,1 bilhões de euros.
“Os bons indicadores do primeiro trimestre, com um ROE superior a 10%, refletem a robustez do nosso modelo de negócio e representam os primeiros resultados do novo Plano Estratégico. Nossa diversificação geográfica continua a contribuir para um crescimento sólido e rentável“, finaliza o CEO Global da MAPFRE, Antonio Huertas.