SÃO PAULO
O mercado de seguros abriu o ano com horizonte positivo, de acordo com balanço de janeiro que a Susep (Superintendência de Privados) divulga nesta sexta (12).
O volume de receitas em janeiro foi de R$ 24,43 bilhões, alta de 3% em relação a janeiro do ano passado.
As receitas dos seguros de danos cresceram R$ 600 milhões ante janeiro de 2020, aumento de 9,4% no volume de prêmios.
Fora o segmento auto, um dos poucos que tiveram queda, os demais ramos de seguros de danos cresceram quase 22% na comparação, segundo a Susep. O aumento real foi de 16,3%, considerando o IPCA do período.
Os ramos de seguros rural e de riscos nomeados e operacionais (que têm participação em torno de 6% do segmento de seguros de danos cada um) avançaram 22,5% e 48,7%, respectivamente.
Entenda o que aconteceu na economia brasileira com a crise do coronavírus
![Primeiro mês da pandemia no Brasil, março já apresentou resultados negativos nos diferentes setores da economia. Segundo os dados do IBGE (atualizados em junho de 2020), naquele mês a queda do setor de serviços chegou a 6,9%, enquanto a indústria recuou 9,2% e o comércio 2,8%](https://sindsegprms.org.br/wp-content/uploads/2021/03/image-14.gif)
![Com estabelecimentos comerciais, bares e restaurantes fechados, o consumo caiu e empresários ficaram sem fonte de renda. A saída de muitos foi enxugar os custos fixos, cortando funcionários. Foi o que ocorreu com a vendedora Helena Torres (foto), que estava trabalhando em uma loja de roupa no Shopping Iguatemi](https://sindsegprms.org.br/wp-content/uploads/2021/03/image-8.gif)