Fonte: ENS – Por Denise Bueno -13/04/2022 16:15
A inovação no mercado de seguros ganha uma voz potente e de longo alcance. A Sistran Informática, em parceria de conteúdo técnico com a Escola de Negócios e Seguros (ENS), lançou a Guru de Seguros, uma aplicação de inteligência artificial que se destina, entre outras funcionalidades, a explicar e tirar dúvidas sobre as diversas modalidades de seguros, de forma rápida e eficaz. Ela funciona baseada na Alexa, a assistente virtual da Amazon.
Com um simples comando de voz, o usuário pode entender como funcionam as regras dos diferentes tipos de seguros, comparar produtos e receber notícias sobre o mercado, entre outras interações específicas e técnicas. O acesso ao conteúdo é totalmente gratuito para o usuário final.
O desenvolvimento da nova aplicação (skill) durou cerca de um ano e meio, envolvendo equipe multifuncional nas áreas de pesquisa, TI, conteúdo e marketing. Segundo Marcio Paes, CEO da Sistran, a previsão é alcançar 10 mil corretores de seguros e mais de 100 mil usuários cadastrados, além de milhares de acessos mensais no primeiro ano de funcionamento (a aplicação não tem custo). O projeto envolve investimentos aproximados de R$ 5,5 milhões, com expectativa de gerar receita superior a R$ 15 milhões (por meio de patrocínios e outras fontes) até o fim de 2023.
Segundo Marcio Paes, a Guru de Seguros é o primeiro assistente virtual conversacional, que usa exclusivamente voz em linguagem natural, totalmente focado no universo de seguros. Com funcionalidades que atendem segurados, corretores e seguradoras, ela permite interações de negócios entre as partes. Ou seja, é possível conversar com a solução guiada por inteligência artificial (a Guru entende o contexto, de modo a facilitar a troca inteligente de informações). Outra vantagem é que todo o processo de comunicação dispensa a necessidade de digitação.
Para o diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, a função de interação da Guru de Seguros é uma importante inovação no mercado e contribuirá para democratizar o setor em todas as camadas da sociedade. “Acreditamos na massificação dessa skill, que tem grande valor e utilidade para os envolvidos na cadeia produtiva do seguro. Queremos promover um ciclo virtuoso, que se retroalimente, com a inclusão de novos conteúdos à medida que cada vez mais pessoas tenham acesso à Guru de Seguros. Será uma espécie de Insurepedia, com curadoria feita por quem mais entende de seguros no País, que é a ENS”.
Inicialmente, a Guru de Seguros será alimentada por um grande compêndio de conhecimento que engloba desde questões básicas até as mais complexas, em linguagem simples, visando desmistificar o “segurês”. Para tanto, ela tem um mecanismo de atualização permanente, com curadoria altamente qualificada de especialistas em seguros. Referência no ensino e pesquisa sobre seguros e áreas correlatas, a ENS tem 50 anos de atuação na formação e qualificação de mão de obra para esses segmentos, revela Godoy.
Na primeira etapa, a Guru de Seguros disponibiliza centenas de informações úteis sobre os mais diversos temas do segmento. “Por meio da voz, o usuário pode conversar com a Guru de Seguros, que buscará a resposta e retornará de maneira coerente com o contexto. Dessa forma, o corretor de seguros terá uma série de subsídios relevantes para o seu dia a dia”, explica Godoy.
A assistente virtual poderá esclarecer dúvidas e oferecer desde informações específicas sobre apólices e comissionamento – exemplo: “Quais documentos faltam? Qual o status do sinistro?” – até orientações sobre cursos de formação profissional, treinamentos, dados gerais sobre seguros e gamificação. “As aplicações são muito relevantes e se distribuem por diversas jornadas”, volta a destacar Marcio Paes.
O projeto compreende diferentes etapas. Inicialmente, a Guru de Seguros vai reunir um serviço de perguntas e respostas, dicas sobre o mercado, um glossário e game para testar os conhecimentos do corretor. Na segunda etapa, o usuário terá ao seu alcance um serviço de escolhas de coberturas oferecidas pelas seguradoras e cotação de preços (prêmios), de modo a escolher as condições mais vantajosas e ajustadas. Na terceira etapa, o comando de voz poderá ser acionado para toda a jornada do seguro, por exemplo: análise de opções e contratação de apólices, renovações, emissão de guias de pagamento, bem como acionar diversos serviços associados (como reboque e assistência 24 horas), acrescenta Paes.
“O objetivo é criar uma ferramenta de informação e de conscientização sobre a importância do seguro, bem como de fidelização dos usuários. A penetração do seguro no Brasil ainda é muito baixa em comparação com outros países. Dessa forma, queremos contribuir para a disseminação da cultura securitária no País, por meio de um sistema de fácil utilização e grande apelo comercial”, conclui Paes.
O uso é bastante simples. Basta ativar o dispositivo Alexa, carregar a skill Guru de Seguros, dizendo: “Alexa, abrir Guru de Seguros”. Pronto. O serviço estará disponível para uso em telefones celulares, smart TVs, computadores e tablets, e os automóveis mais modernos que contam com esta tecnologia embarcada.
A Guru de Seguros abre uma nova era no mercado de seguros – o início da simplificação e amadurecimento das relações entre as partes interessadas (stakeholders), especialmente os segurados e corretores, eliminando assimetria de informações que ainda prevalece no Brasil e no mundo.
Interação. Segundo Marcio Paes, a Guru de Seguros é o primeiro assistente virtual conversacional, acionado exclusivamente através de voz em linguagem natural, 100% focado no universo de seguros. Com funcionalidades que atendem segurados, corretores e seguradoras, ela permite interações de negócios entre as partes, ou seja, é possível conversar com a solução – a Guru, “turbinada” com recursos de Inteligência Artificial, entende o contexto e facilita a troca de informações; o processo de comunicação dispensa a necessidade de digitação.
O projeto da Sistran compreende diferentes etapas. Inicialmente, a Guru de Seguros oferece serviço de perguntas e respostas, curiosidades e dicas sobre o mercado, um glossário e também um game para testar os conhecimentos do segurado, aluno ou corretor. Numa segunda etapa, a ser patrocinada por Seguradoras de acordo com ramos / produtos de seu interesse, o usuário terá ao alcance um serviço de escolhas de coberturas e respectivas cotações de preços (prêmios), de modo a escolher condições mais vantajosas e ajustadas (suitability). Na terceira etapa, já integrada aos legados, o comando de voz poderá ser utilizado ao longo de várias etapas da a jornada do seguro, incluindo contratação e renovação de apólices, emissão de guias de pagamento, perguntas sobre o status do sinistro e acionamento de serviços associados, como reboque e assistência 24 horas.
“O objetivo é criar uma ferramenta de informação e de conscientização sobre a importância do seguro, bem como de fidelização dos usuários. A penetração do seguro no Brasil ainda é muito baixa em comparação com outros países. Dessa forma, queremos contribuir para a disseminação da cultura securitária no País, por meio de um sistema de fácil utilização e grande apelo comercial”, conclui Paes.
“Insurepedia”. Para o diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, a Guru de Seguros é uma importante inovação no mercado e contribuirá para democratizar o setor em todas as camadas da sociedade. “Acreditamos na massificação desse skill, que tem grande valor e utilidade para os envolvidos na cadeia produtiva do seguro. Queremos promover um ciclo virtuoso, que se retroalimente, com a inclusão de novos conteúdos à medida que cada vez mais pessoas tenham acesso à Guru de Seguros. Será uma espécie de Insurepedia, com curadoria feita por quem mais entende de seguros no país, que é a ENS”.
A Guru de Seguros abre nova era no mercado de seguros, da simplificação e amadurecimento das relações entre as partes interessadas (stakeholders), especialmente segurados e corretores, eliminando assimetria de informações que ainda prevalece no Brasil – e no mundo.
A Alexa completou recentemente dois anos de Brasil. Hoje existem cerca de 650 dispositivos ou modelos que têm a assistente virtual embutida, incluindo celulares, TVs, aparelhos de som e veículos, num total acima de 1 milhão de contas no País. O uso de assistentes de voz também se multiplica pelo mundo.
De acordo com pesquisa da consultoria Ilumeo, o uso de comandos de voz cresceu 47% entre os brasileiros durante a pandemia. Mais da metade dos entrevistados (54%) percebe um maior valor agregado em produtos e serviços que incorporam essa tecnologia. Os brasileiros também estão usando o sistema com mais frequência: 48% utilizam comandos de voz pelo menos uma vez por semana e outros 20%, diariamente. A pesquisa, realizada com 1.100 pessoas em todo o país, mostra que dois terços dos entrevistados gostariam de usar mais dispositivos com assistentes virtuais a curto prazo.