Diário do Sudoeste – 03/10/2017 às 13:44 – por Estadao ConteudoCom alta de 24,55% em relação a igual período de 2016, as compras de veículos no Brasil tiveram em setembro a maior taxa de crescimento no comparativo interanual em mais de quatro anos. Desde abril de 2013, quando os licenciamentos subiram mais de 29%, o mercado não registrava avanço tão expressivo.Nesta terça-feira, 3, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) revisou de 4,3% para 9,9% sua previsão ao crescimento das vendas de carros em 2017, após apurar aumento de 7,9% do total vendido nessa categoria até setembro.A projeção se baseia na confiança de que o mercado vai movimentar uma média próxima de 200 mil veículos por mês até dezembro, a exemplo do que ocorreu em setembro, quando os licenciamentos de carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus chegaram a 199,2 mil unidades.A queda antes do previsto do desemprego, o que permitiu uma melhora na confiança dos consumidores, a recuperação do crédito a automóveis, que mostra alta de 8,3% neste ano, com queda de juros e a melhora da renda foram citadas durante entrevista coletiva da Fenabrave entre as forças que vêm permitindo a recuperação do mercado. Também ajudou a melhorar os volumes a safra recorde de grãos – que estimulou as vendas de veículos de carga.Ainda que não tenha divulgado as previsões para 2018, o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr., disse ter “quase certeza absoluta” de que os números do ano que vem serão ainda melhores.O executivo informou que, embora mais consumidores estejam buscando crédito, o que explica o avanço das concessões, a seletividade dos bancos continua alta. Na média, conforme informou a Fenabrave, as financeiras estão aprovando 3,4 a cada 10 fichas de solicitação de financiamento para compra de carros.Depois de ter mostrado uma redução de pouco mais de 1,3 mil lojas no período de crise – entre janeiro de 2015 e julho de 2017 -, Alarico disse que a rede de concessionárias deve ficar estável partir de agora. “Não vai haver baixa na rede, mas sim troca de titularidades”, comentou.A Fenabrave informou ainda que os estoques de veículos nos pátios das revendas está em 150 mil unidades, o equivalente a 39 dias de venda. Isso é menos do que o nível de 51 dias de um ano atrás e do que o giro de 41 dias de agosto.