Notícias | 23 de dezembro de 2021 | Fonte: CQCS | Sueli Santos

Pensando em atrair mais clientes para o mercado de seguros, seguradoras como HDI e Porto Seguro, estruturaram produtos de automóveis mais acessíveis para atender uma parcela da população não segurada. A aposta das seguradoras é em coberturas mais simplificadas e modalidade por assinatura.

A HDI, está oferecendo produtos que deixam o seguro auto até 25% mais em conta do que o seguro tradicional. No caso da companhia, o produto permite que o cliente tenha coberturas e assistências essenciais para a rotina do motorista. O HDI Auto Básico conta com cobertura para colisões, roubo/furto e incêndio; proteção de acessórios e vidros; carro reserva e uma série de assistências que podem ser acionadas 24 horas, como guincho, chaveiro e autossocorro.

Apesar do foco do produto ser os motoristas que ainda não têm seguro de automóvel, o seguro Auto Básico da HDI aceita carros de passeio ou picapes leves de 4 a 20 anos de idade, com valor de até R$ 80 mil. O atraente custo-benefício do HDI Auto Básico é possibilitado pelo uso de peças compatíveis no caso de reparos do veículo. Para os sinistros, a HDI também vai direcionar os clientes que precisem de atendimento a uma robusta rede referenciada de oficinas, presente em todo o país.

Como forma de pagamento do HDI Auto Básico, os clientes podem escolher o parcelamento em até 10 vezes. As opções sem juros são: 10 vezes no cartão de crédito, 6 vezes no débito em conta e 1 x no boleto.

Outra opção interessante para o segurado é o Bllu, uma modalidade de seguro por assinatura de veículos de passeio e picapes nacionais, oferecido pelo grupo Porto Seguro. A proteção é comercializada pela Azul, empresa do grupo, e é distribuidas em alguns estados como Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, com perspectiva de ser oferecido em São Paulo até o primeiro trimestre de 2022.

O Bllu aceita veículos com valor de até 60.000 reais e tem como objetivo atender o mercado de veículos com até 25 anos de uso que não possui seguro. A proteção atende, por exemplo, quem fica a maior parte do tempo com o carro na garagem e não viaja muito. Pode também ser indicado para quem deseja contratar a proteção apenas para viajar nas férias. “Devemos lembrar que o seguro não auxilia apenas em caso de acidentes ou roubo, mas também painéis. A comodidade e flexibilidade de usar a proteção apenas em períodos curtos pode ter um bom custo-benefício”, diz Gilmar Pires, diretor executivo da Azul Seguros.

O seguro de carro por assinatura funciona como um serviço de streaming. Com periodicidade mensal, o seguro pode ser renovado a cada 30 dias e, caso o cliente deseje cancelar o serviço no próximo mês, precisa manifestar previamente esse desejo. Não há cobradas na saída. “Ou seja, quem está com o orçamento apertado pode cancelar a proteção e retomá-la quando puder arcar com os pagamentos”, explica Pires.

A cobertura inclui proteção contra colisão, roubo e furto, incêndio e alagamento, danos corporais e materiais a terceiros de 20.000 reais e reparos para vidros, que é opcional. É possível também contratar assistência 24h, com serviço de guincho para até 400 milhas, chaveiro e troca de pneu, além de voucher para usar em transporte por aplicativo durante o período em que o carro está no conserto.