As diversas lideranças institucionais do mercado paranaense de seguros realizaram um encontro histórico, que deverá ser periódico, para monitoramento e desenvolvimento de ações integradas.

A “1ª Reunião das Lideranças Institucionais do Mercado Paranaense Segurador” realizada na última semana, na sede do Sindicato das Seguradoras (Sindseg PR/MS), em Curitiba, marcou o início dos trabalhos do que deverá ser um foro permanente de monitoramento e desenvolvimento de ações de interesse comum.

Esta primeira reunião contou com a participação dos dirigentes do Sindseg PR/MS, Sincor-PR, ISB Brasil, Sindsecur/PR, Clube da Bolinha, Clube da Pedrinha, além de assessores das entidades envolvidas e de jornalistas do Portal de notícias JRS. Alguns participaram presencialmente e outros de forma remota.

Os participantes destacaram as iniciativas bem-sucedidas já tomadas em conjunto pelas entidades representativas do setor e elencaram outras ações que serão adotadas para que haja uma resposta rápida do mercado quando surgirem percalços com grande impacto na atividade seguradora.

Segundo o presidente do Sindseg PR/MS Altevir Prado, a iniciativa surgiu de uma percepção de que alguns objetivos seriam mais facilmente alcançáveis com uma caminhada mais próxima das entidades representativas.  “É evidente que temos interesses individuais em cada instituição, que devem ser preservados, mas temos que começar com os assuntos que nos unem. Recentemente tivemos uma empreitada grande e vitoriosa do mercado que foi a exclusão da Emenda 162 da MP 1040. A MP 1040 todos apoiam, logicamente, pois melhora o ambiente de negócios no Brasil, mas junto com ela tinha algo extremamente ameaçador (legalização das associações de proteção veicular), e temporariamente, conseguimos afastar esse perigo”.

Ações

O vice-presidente do Sindseg PR/MS Gustavo Henrich destacou algumas ações importantes que as entidades costumam promover e podem ser potencializadas com a união. “Ações sociais e ações educacionais de promoção da cultura do seguro, tudo isso se fizermos unidos, será muito mais forte e efetivo”, disse Henrich.

Para a presidente do ISB Brasil, Joceli Pereira, a união das entidades é um momento histórico. “Estamos formando uma espécie de `liga das lideranças do mercado segurador paranaense`, mas tudo focado nas instituições e não nas pessoas que estão temporariamente na direção. É a possibilidade de unirmos nossas vocações e agir coletivamente”.

O presidente do Sincor-PR Wilson Pereira lembrou das dificuldades que existiam há alguns anos em reunir em uma mesa de reuniões seguradores e corretores. “Acabava esbarrando em vaidades. Especialmente nesse momento de transformação que estamos vivendo, temos que começar juntos medidas e eventos de orientação, até para poder atualizar o corretor com tanta novidade”, disse Pereira, destacando que muitos ramos e produtos estão surgindo e é preciso ajudar quem está na ponta. “Concentrar e tratar a informação entregando `mastigada` para que o corretor possa implementar as mudanças necessárias”, completou o representante do Sincor-PR, ressaltando também a necessidade de manter contatos políticos.

Como agir

O vice-presidente do Sincor-PR, Paulo de Castro, disse acreditar que é o momento de atuar de forma menos reativa e mais pró-ativa. Ele lembrou que já houve outros projetos anteriores de regularização das associações, que acabam pegando o mercado de surpresa e demandam toda uma mobilização emergencial. “A toda hora surgem ameaças que não são apenas das associações, mas também dos órgãos regulatórios e da própria política, sendo necessária uma vigilância e diálogo permanente. Muitas vezes a política tem uma visão nossa que não corresponde com a realidade. Então é preciso manter as portas abertas, comunicar, mostrar para a sociedade o que é o mercado de seguros, como funciona e a importância para a sociedade”, disse.

o vice-presidente do ISB Brasil, Carlos André afirmou que todos tem plena convicção da necessidade de união e de implementar ações conjuntas. “A questão é como comunicar isso? Colocar tudo que está acontecendo no mercado dentro de um informativo. Ao invés de ter cada entidade falando a mesma coisa de forma diferente, definir uma linguagem única com cinco assinaturas”, destacou André.

Aprimorar a comunicação com as entidades representativas e com a sociedade é fundamental também na avaliação do diretor executivo do Sidnseg PR/MS, Ramiro Dias.  “Promover ações sociais em conjunto é muito importante, mas também comunicar à sociedade o aspecto social do seguro, informar os recursos e benefícios que são devolvidos e o que isso representa para o bom funcionamento da engrenagem social”.

Para Eugênio Hoch, do Clube da Pedrinha PR e Aristides Damião, do Clube da Bolinha PR, as duas entidades tem uma função de integração do mercado pela confraternização, mas também podem ter uma agenda de propostas e ações concretas de interesse comum do mercado.

A visão dos trabalhadores

A presidente do Sindicato dos Securitários do Estado do Paraná (Sindsecur-PR) Silvia Gimenes afirmou que a entidade não é contra nenhuma empresa. “Pelo contrário, sempre apoiamos as empresas naquilo que está dentro da lei. Então é muito importante essa reunião para a gente se atualizar, saber como está o segmento para poder atualizar os empregados”.

Na mesma linha o vice-presidente do Sindsecur-PR, Armando Moreno, disse que quanto mais forte e mais unido for o mercado segurador, quanto mais tiver representatividade e destaque, é bom também para os empregados. “Nós defendemos os direitos dos empregados porém temos que entender também as necessidades dos patrões. Todas as reuniões que temos feito, dizemos que se trata de uma negociação e não uma discussão ou briga para chegar em determinados valores”.

Veículo de comunicação

Ao fim da reunião o presidente do Sindseg PR/MS destacou a proeminência do estado do Paraná, a força das cidades do interior, mas que segundo ele, têm carência de informação sobre seguros. De acordo com Altevir, um dos pontos que será tratado nas próximas reuniões é a necessidade de se criar ou fomentar um veículo de comunicação especializado que unifique e dê capilaridade à informação sobre seguros.