Por RPC Foz do Iguaçu – 22/09/2022 15h44 Atualizado há 18 horas
Vítimas de trânsito sofrem com sequelas após acidentes
As mortes no trânsito em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, tiveram um aumento de 41% em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados dos Bombeiros. Neste ano, 17 pessoas perderam a vida em acidentes, no ano passado foram 12.
O levantamento mostra ainda que o número de batidas e atropelamentos registrados de janeiro até setembro foi 11% maior que no mesmo período do ano passado.
Conforme a coordenadora do Programa Vida no Trânsito, Lizandra Bezerra, entre os principais fatores estão excesso de velocidade e embriaguez ao volante.
O levantamento mostra também que o número de acidentes com vítimas graves subiu quase 30% esse ano, comparado com o ano passado.
Ruas de Foz do Iguaçu — Foto: Reprodução RPC
Sem querer, o vigilante José Daniel da Silva faz parte dessa estatística. Ele estava voltando para casa de motocicleta quando foi fechado por um carro, resultando em uma fratura na clavícula e um ferimento grave na perna.
“No início quando eu sofri o acidente não caiu a ficha, parece tudo normal. Eu nem senti nada na cirurgia, mas quando voltei para casa, começou tudo, entrei em desespero. Ficou difícil.
O vigilante quase perdeu o emprego e não recebeu auxílio do INSS. Por isso, precisou gastar todas as economias que tinha para cuidar da saúde.
Semana Nacional do Trânsito
A Semana Nacional do Trânsito, que vai até domingo (25), lembra a população que cada um é responsável pela segurança do outro.
Ações de orientação estão sendo realizadas nesta semana em Foz do Iguaçu. Um dos pontos é a passarela da BR-277, na entrada da cidade.
No local, os agentes reforçam que ciclistas e pedestres também devem contribuir para um trânsito mais seguro. Eles estão recebendo luzes de sinalização para colocar na bicicleta e faixas refletivas para usar à noite e serem vistos pelos motoristas.