Em 17 de outubro é celebrado o Dia da Agricultura. Para um país de dimensões continentais como o Brasil, responsável pela produção de cerca de 10% dos alimentos consumidos pela população mundial (suficiente para alimentar 800 milhões de pessoas) a data tem um significado importante, mas é ainda mais especial para o Paraná e Mato Grosso do Sul, duas das grandes potências do agronegócio nacional.

Os dois estados servem de exemplo aos demais em termos de conscientização do produtor. O Paraná não é o líder nacional na produção agropecuária, mas lidera na contratação de seguro rural. No acumulado de janeiro a julho de 2024 já arrecadou R$1.246,64 bilhão em seguro rural, o que corresponde 16,2% da arrecadação total no país, e o Mato Grosso do Sul no mesmo período, arrecadou R$ 635,18 milhões, 8,2% do total. O curioso é que o Mato Grosso do Sul apesar de ter uma produção agropecuária bem menor do que seu vizinho do norte, o Mato Grosso, em seguro rural, arrecada mais.

O valor bruto da produção agropecuária (VBP) brasileira é de cerca de R$ 1,2 trilhão. Mato Grosso é o maior produtor agropecuário (R$ 204 bilhões), seguido do Paraná (R$ 164 bilhões), São Paulo (R$ 142 bilhões), Minas Gerais (R$ 133 bilhões), Rio Grande do Sul (R$ 116 bilhões), Goiás (R$ 103 bilhões) e Mato Grosso do Sul (R$ 77 bilhões).

No Paraná o agronegócio responde por cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB). O Estado lidera a produção nacional de cevada, feijão, mandioca e erva-mate, mas as três principais culturas do estado são, pela ordem, soja (3º maior produtor do Brasil), milho (2º) e trigo (2º).

Na pecuária, o Paraná é o maior produtor de frango do país (2,1 bilhões de aves produzidas em 2023), respondendo por 34,3% da produção nacional. Na cadeia de suínos, ocupa a segunda posição perdendo apenas para Santa Catarina. Na produção de bovinos ficou na 9ª posição no ano passado e segue como o 2º maior produtor de leite do país, perdendo apenas para Minas Gerais.

Já o Mato Grosso do Sul é o 5º maior produtor nacional de grãos e na pecuária ocupa a 7ª posição entre as 27 Unidades da Federação. Em termos de faturamento bruto da agropecuária no estado, a agricultura tem um papel mais importante representando 69,15% do total. As colheitas de Soja e Milho, representam juntas 77,42% do VBP agrícola do estado.