Três cidades do Estado foram listadas no ranking das 20 mais quentes do país pelo Inmet
Mídia Max – Gabriel Maymone Publicado em 18/08/2021, às 08h391
Mato Grosso do Sul bateu recorde de calor na terça-feira e deve atingir novas máximas nesta quarta-feira. Após marcar 39.1ºC na tarde de terça-feira (17), Corumbá pode registrar temperatura acima dos 40ºC.
Conforme a estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a cidade pantaneira foi a 4ª mais quente do país na terça-feira, atrás apenas de Cuiabá, que marcou 40.4ºC, Padre Ricardo Remetter (39,8ºC) e Porto Estrela (39.4ºC).
Coxim e Três Lagoas também foram listadas entre as 20 mais quentes do país com termômetros que chegaram a 38,9ºC e 38,2ºC, respectivamente.
A previsão é de que esta quarta-feira seja mais quente ainda e MS tenha novos recordes de calor de 2021, conforme informou o meteorologista da Anhanguera, Natalio Abraao. “Provavelmente hoje será maior”, disse.
Confira as máximas do ano para mais cidades de MS registradas na terça-feira:
- Dourados: 37.1ºC
- Campo Grande: 36.8ºC
- Cassilândia: 36.5ºC
- Bonito: 36.1ºC
- Costa Rica: 34.8ºC
- Ponta Porã: 34.3ºC
Tempo seco
A meteorologia indica, ainda, que Mato Grosso do Sul passa por alerta para baixa umidade relativa do ar. Na terça-feira, as mínimas chegaram a 12% em Três Lagoas e 13% em Coxim.
Na Capital, a umidade chegou a atingir 15% na tarde de terça. Em Costa Rica e Cassilândia a mínima foi 14%.
O tempo seco aliado ao calor extremo pode causa desidratação, por isso é importante hidratar-se bastante ao longo do dia e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos – das 10h às 16h. Veja abaixo mais dicas para amenizar os impactos do tempo seco:
- Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar ressecamento;
- beba muita água durante o dia, mesmo que não sinta sede;
- Umidifique am biente com umidificador, toalha molhada ou balde com água