Diretoria e comissões do Sindseg PR/MS se reuniram na semana que antecedeu o feriado de Carnaval apontando os principais desafios dos diversos ramos do seguro em 2023.

Para o presidente do Sindicato das Seguradoras (Sindseg PR/MS) Altevir Prado, 2023 começou com boa perspectiva econômica, maior previsibilidade para as seguradoras poderem planejar melhor suas ações. Ele destacou que o sindicato vai implementar uma agenda intensa de ações até 2024 alusivas ao centenário da instituição (completa 100 anos em agosto de 2024), tendo como pano de fundo a difusão da cultura de seguros no Paraná e no Mato Grosso do Sul.

“Teremos pelo menos dois grandes eventos, um de lançamento das festividades alusivas ao centenário e outro do próprio aniversário, lançamento de livro dos 100 anos, renovação da logomarca, campanhas publicitárias exaltando a história do Sindseg PR/MS e, principalmente, destacando o seguro, suas diversas modalidades e importância para o desenvolvimento econômico e social”.

A reunião aprovou a renovação de uma parceria que o Sindseg PR/MS mantém com a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor) para difusão da cultura de seguros entre empresários do comércio da região de influência da entidade.

Tanto na reunião da diretoria, como nas reuniões das comissões – Comissão Interna de Seguros Patrimoniais (CISP) e Comissão Interna de Seguros de Benefícios (CISB) – um tema recorrente foi a implementação de ações para o combate à fraude. De acordo com o representante da CISP Luiz Borba as seguradoras vem registrando muitos avisos suspeitos de sinistros no seguro residencial e de danos elétricos.

“O aumento da fraude nesse tipo de seguro pode acabar atrapalhando um movimento que a maioria das seguradoras vinham fazendo de desburocratizar a contratação e até a indenização no seguro residencial. Todos acabam pagando pelo comportamento de alguns”, lamentou Borba.

A Comissão convergiu para que o sindicato atue em ações de esclarecimento da sociedade buscando conscientizar que a fraude não é suportada pela seguradora, e sim, repassada no preço do seguro, o que acaba prejudicando os próprios segurados.

A Comissão pretende buscar uma aproximação com autoridades policiais para procurar combater o aparecimento de quadrilhas especializadas em fraudes contra seguradoras.

Na comissão de seguros de benefícios, a fraude em planos de saúde foi um tema bastante debatido. Os membros dessa comissão lembraram que tanto a fraude quanto o uso desnecessário de consultas e exames acaba encarecendo os produtos. Eles discutiram quais as alternativas buscadas pelas seguradoras para evitar a malversação das coberturas.