Notícias | 16/05/2023 | Fonte: CNseg

Em 2023, o movimento global Maio Amarelo, de promoção da segurança no trânsito e prevenção de acidentes, completa 10 anos de existência, tendo como tema deste ano “No trânsito, escolha a vida”.

Em conjunto com diversos órgãos e entidades do poder público e da sociedade civil, o movimento Maio Amarelo realiza uma série de ações educativas nas redes sociais e em meios de comunicação para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Com esse objetivo, o mês de maio foi definido, pois, em 2011, em 11 de maio, a ONU decretou a “Década de Ação para Segurança no Trânsito”, tornando o referido mês a referência para o  balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Já o amarelo foi escolhido porque simboliza a atenção e a sinalização e advertência no trânsito.

De acordo com o relatório Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito, sendo esta a oitava principal causa de mortes no País, gerando cerca de 1,35 milhão de vítimas por ano e um custo de aproximadamente R$ 20 bilhões.

Sendo este um problema com potencial de afetar todos os brasileiros, qualquer pessoa pode participar do movimento, enviando sua ação/contribuição para o site do Maio Amarelo. Além disso, os interessados também podem ajudar ampliar o alcance da mensagem por meio da divulgação das peças promocionais disponíveis neste link.