Notícias | 19 de janeiro de 2023 | Fonte: CQCS

As novas regras estabelecidas pela Circular 662/22 da Susep, que regulamenta o Seguro Garantia, abrem um nicho com grande potencial para os Corretores de Seguros e para as Seguradoras. A avaliação foi feita pelo Head de Linhas Financeiras, Henrique Geo Machado, em entrevista exclusiva ao CQCS.

“O Corretor que já é especialista neste ramo, terá que se especializar cada vez mais para entender o que cada companhia cobre e as exclusões em cada modalidade. E para quem ainda não trabalha com o seguro garantia, essa é uma excelente oportunidade de começar do zero. Aliás, como todas as companhias e profissionais do ramo. A corrida começa agora. É um momento de aprendizado. Todo mundo vem aprendendo e rediscutindo alguns temas que eram inquestionáveis e hoje são questionáveis”, afirmou o executivo.

Ele explicou que a norma foi publicada em abril do ano passado, mas, na prática, está vigorando a partir deste mês de janeiro, quando todas as seguradoras terão que seguir os seus preceitos, a não ser nos contratos ainda vigentes, nos quais apenas eventuais endossos e aditivos obedecerão às novas regras. “Essa circular traz novas possiblidades e dinâmica para o seguro garantia. A gente saiu de regras padronizadas e engessadas para um novo momento mais flexível e transparente. Todos os envolvidos, segurados, tomadores, corretores e seguradoras precisam ter maior proximidade e resiliência para entender até onde podem ceder para obter a melhor cobertura possível”, frisou Henrique.

Ele acrescentou que a circular permitiu a emissão de apólices dentro das novas regras a partir de maio de 2022. Contudo, a Pottencial optou por esperar até dezembro. “A companhia se preparou e, ao longo de dezembro, trouxe comunicados e alertas sobre as alterações. Tomamos o cuidado para não gerar atritos com os clientes e, de um dia para outro, amanhecer com novo clausulado.”, revela, pontuando que o novo contexto exige que não se faça movimentos “sem estar devidamente alinhado com os envolvidos em uma emissão de uma apólice”.
Para ele, essa circular “veio em um excelente momento”, pois atende a necessidades do setor por mais flexibilização, transparência e proximidade entre todos os atores. “A Susep enxergou que o mercado está maduro o suficiente para conduzir isso de forma responsável”, observa o executivo da Pottencial, lembrando ainda que, pelo terceiro ano consecutivo, o seguro garantia supera a faixa de R$ 3 bilhões em receitas de prêmios. “É um número bem expressivo. Essa tendência deve aumentada com esta inovação nos próximos anos”, enfatizou.