Notícias | 22 de julho de 2022 | Fonte: CQCS

A rotina dos Corretores de Seguros será impactada pelas novas regras para os seguros de pessoas, estabelecidas pela 667/22, que entra em vigor em 1º de agosto, ou seja, em 10 dias. O Corretor deverá, por exemplo, assinar declaração, que poderá constar da própria proposta, de que tomou ciência das condições contratuais, as quais deverão estar à disposição do proponente previamente à emissão do bilhete ou à assinatura da respectiva proposta de contratação, no caso de plano individual, ou da proposta de adesão, no caso de plano coletivo.  

Além disso, o texto determina que as seguradoras serão responsáveis direta ou indiretamente pelas informações e serviços prestados pelos intermediários que comercializarem seus produtos. 

E mais: o segurado poderá consultar, a qualquer momento, a situação cadastral do Corretor de Seguros e da seguradora no site da Susep (www.susep.gov.br).  

As propostas e as condições contratuais do plano deverão conter, observadas as demais exigências previstas na regulamentação vigente, entre outras, as seguintes informações: a aceitação da proposta está sujeita à análise do risco; e o registro do produto é automático e não representa aprovação ou recomendação por parte da Susep. 

As condições contratuais deverão ter ordenamento lógico e ser expressas em linguagem clara, objetiva e de fácil entendimento, bem como deverão apresentar, com destaque, as obrigações ou restrições de direito do segurado. “Não poderão constar das condições contratuais cláusulas coercitivas, desleais, abusivas, incompatíveis com a boa-fé ou que estabeleçam obrigações iníquas, que coloquem o segurado, beneficiário ou assistido em desvantagem, ou que contrariem a regulação em vigor”, determina o texto.  

Por fim, a denominação do plano de seguro, incluindo o nome fantasia dos planos de seguros comercializados, se utilizado, não deverá induzir os segurados a erro quanto à abrangência das coberturas oferecidas. A seguradora se responsabilizará pelas informações contidas na publicidade do produto que vier a ser veiculada, assegurando aos segurados todos os direitos e condições ali elencados, bem como pela transparência de todo o processo.