Parana Shop – 11/07/2017A popularização da internet no Brasil fez com que muitos serviços tradicionais migrassem para a grande rede. A expansão é tão significativa que hoje é possível, por exemplo, fazer compras de supermercado, adquirir roupas e calçados e contratar serviços sem sair de casa apenas com alguns cliques
Adquirir proteções automotivas e residenciais ainda é considerado algo chato, burocrático e demorado. Afinal, é preciso ter a atenção de um corretor, aguardar análises de perfil antes de receber o orçamento e negociar formas de pagamento. Neste caso, ainda há o agravante de o cliente não gostar do que foi oferecido, mas ainda assim receber, durante dias, telefonemas e cartas do corretor com intuito de mudar a opinião.A aposta do mercado de seguros, ao descobrir a grande rede, é justamente a de reduzir a burocracia e aumentar a satisfação dos clientes em potencial. Online, o próprio usuário pode solicitar o orçamento e analisar as vantagens e desvantagens de cada pacote, sem assédios ou constrangimentos.Multinacional aposta no mercadoQuem aposta neste serviço é a seguradora francesa BNP Paribas Cardif. O recém-lançado serviço Meu Seguro Fácil oferece todas as informações dos serviços prestados online e possibilita toda a contratação via internet.O modelo chega ao mesmo tempo em que o setor de seguros comemora o aumento da participação no mercado, apesar da grave crise financeira enfrentada no país. Isso é possível com o advento dos seguros populares, considerados apostas das grandes empresas do mercado.Tal modalidade ganhou força no país a partir de 2016 e já tem atraído uma demanda de consumidores que, até então, não tinham condições financeiras de arcar com o serviço. Nos seguros populares, os pacotes oferecidos são menos robustos, mas garantem proteção com custos até 50% abaixo dos praticados pelos serviços tradicionais.Contratação online oferece vantagensFazer contratação de um serviço tão estratégico como um seguro residencial ou automotivo pode causar apreensão em alguns consumidores. Porém, a tecnologia utilizada pelas seguradoras têm evoluído constantemente no sentido de aumentar a proteção aos dados dos consumidores, garantindo total  segurança e privacidade de quem compra pela Internet.  Outro ponto de questionamento comum por parte de quem ainda tem receio de contratar serviços via Internet refere-se ao atendimento pós-venda. A aparente impessoalidade no momento da venda pode dar ao consumidor a impressão de que as empresas não possuem serviços pós venda ágeis eficazes. Entretanto, empresas que disponibilizam contratação dos serviços online costumam suprir a falta da pessoalidade e ausência do contato face a face com o consumidor oferecendo um suporte eficiente por – mail, telefone, email, ou até via aplicativos de mensagens instantâneas.Contratação demanda cuidados
Seja online ou offline, a contratação de um serviço de seguro exige cuidados. Pesquise sempre a idoneidade da empresa, conferindo o registro da mesma junto aos órgãos responsáveis ou fiscalizadores como Superintendência de Seguros Privados (Susep) e Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg). E leia atentamente a apólice antes de fechar negócio. Dessa forma, evita-se dores de cabeça ou surpresas desagradáveis na hora de acionar o seguro.