Johnson Zonta (Liberty Seguradora) aceitou o convite do Sindseg PR/MS para assumir a coordenação da Comissão Interna de Seguros Patrimoniais (CISP). Zonta já comandou a reunião da CISP nesta terça-feira (25/06) pela manhã e afirmou que pretende intensificar trabalhos. “Vamos ampliar e aprofundar os conteúdos discutidos”.
Entre os temas previstos na pauta, os membros presentes destacaram os prejuízos das seguradoras no Rio Grande do Sul com o seguro residencial e automotivo. Lembraram que nem todas as seguradoras tem resseguro no automotivo, mas de qualquer forma avaliaram que o mercado regulado de seguro tem a solvência e a responsabilidade para garantir as coberturas.
“Nessa hora fica muito evidente a importância das pessoas sempre buscarem contratar seguro com seguradora legalmente constituída, tendo a cobertura contra alagamento, o segurado aciona e recebe a indenização. Já no mercado informal, que não tem reservas técnicas obrigatórias, associações e cooperativas já estão informando seus clientes no Rio Grande do Sul que os prejuízos não serão cobertos”, comentou um membro da Comissão.
Recentemente a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) divulgou um levantamento com suas associadas de que houve 48.870 avisos de sinistros no Rio Grande do Sul até 18 de junho totalizando aproximadamente R$ 3,8 bilhões em indenizações. Veja o quadro divulgado pela CNseg com os avisos de sinistros por modalidade contratada.
Os membros da Comissão também trocaram algumas experiências com a possibilidade de descredenciamento de algumas oficinas na Região Oeste do Paraná por divergências entre as características da colisão e os danos verificados no veículo, suspeita de agravamento de danos e resistência injustificada em utilizar o fornecimento de peças pela seguradora.