Folha de S.Paulo – 25/06/2018A coluna Mercado Aberto, da Folha de S.Paulo, informa que depois de passar três anos em queda, o número de beneficiários de planos de saúde voltou a subir, segundo o IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar).Houve alta de 0,1% no total de vidas em abril, uma variação benéfica para o setor, mas distante de qualquer retomada acelerada, diz Luiz Augusto Carneiro, superintendente-executivo da entidade.“Uma melhora acima de 1% depende de mais emprego e renda. Só deverá acontecer ao menos 12 meses após a disputa [eleitoral].”“Reconhecemos que há uma evolução, mas é algo irrelevante perto das perdas dos anos anteriores. Ainda não consigo enxergar um ponto de virada [para o setor]”, diz Alexandre Ruschi, presidente da Central Nacional Unimed.“A oscilação positiva é um ótimo indicador, passaremos a ver um crescimento sustentável”, afirma Solange Mendes, presidente da FenaSaúde (federação do setor), que projeta 700 mil novas vidas em 2018.O aumento está restrito aos planos contratados por empresas. Na modalidade individual, o número de novos vínculos caiu 1,5% nos 12 meses até abril.