Entrevista da CNseg com o presidente Altevir Prado

• Há cinco anos na presidência do Sindicato das Seguradoras do Paraná e Mato Grosso do Sul (Sindseg PR/MS), que completou 100 anos em 2024, Altevir Dias do Prado, que também é executivo Regional da Bradesco Seguros no Sul e interior de São Paulo , considere o seguro um “dispositivo privado antipobreza”
  • Diferentemente do senso comum, são justamente as pessoas com menor poder aquisitivo que mais precisam, por exemplo, de um seguro para seu automóvel, pois teriam muito mais dificuldade para reportar o bem do que uma pessoa mais abastada
  • Entretanto, ele admite que é muito difícil falar de segurança para quem está com fome, sendo necessário um aumento da justiça social para ampliar a procura pelo produto. Por outro lado, o aumento da pobreza impacta os níveis dos índices de criminalidade e, consequentemente, os índices de sinistralidade, acarretando, em cascata, o aumento do preço do seguro, o que reduz ainda mais o seu mercado

“Quando combatemos a pobreza, permitimos que o seguro seja mais acessível e aumentemos a massa segurada, sendo este um dispositivo antipobreza. Assim saímos de um círculo vicioso para um círculo virtuoso”, concluiu Altevir

Uma legislação que favorecesse a contratação do seguro também seria muito bem-vinda na opinião de Altevir. Citando como exemplo os Estados Unidos, onde o setor representa o equivalente a 13% do PIB, valor mais que o dobro da participação no Brasil, ele aponta o que considera uma certa incoerência. Apesar de os EUA terem uma economia de dinheiro mais liberal, eles possuem uma série de normas que tornam obrigatória a contratação de várias modalidades de seguro, como o de Responsabilidade Civil e o Residencial, enquanto no Brasil, embora haja uma maior presença do Estado na economia , isso não ocorre na mesma medida. “Nós tínhamos o Seguro DPVAT, que era um seguro obrigatório que amparava muitas pessoas em determinadas situações. Quando ele deixou de existir, a sociedade aplaudiu. Então, precisamos compensar a ação da legislação em prol de uma sociedade mais protegida”, afirmou.

Procura pelo Seguro Garantia surpreende no Paraná e Mato Grosso do Sul

Mas apesar de todos os desafios, o setor segurador vai muito bem no Paraná e no Mato Grosso do Sul, crescendo acima da média nacional. Com um aumento de 63% na arrecadação no estado do Sul, no primeiro semestre de 2024, na comparação com o mesmo período de 2023, os seguros Marítimos e Aeronáuticos foram os que tiveram melhor desempenho. Já no Mato Grosso do Sul, destacam-se muito o Seguro de Risco de Engenharia (95,7% de crescimento) e o Seguro Garantia, com seus impressionantes 145% de crescimento. E mesmo no Paraná, segundo Altevir, o crescimento de 36% no Seguro Garantia impressiona, pois se trata de um produto ainda pouco conhecido dos consumidores, apesar de sua extrema relevância para a sociedade. “Se você comprar um apartamento na planta, qual é a garantia de que esse apartamento será entregue? Você tem um contrato com uma construtora, mas se a construtora quebrar ou algo parecido? A gente já assistiu isso acontecer no Brasil e o Seguro Garantia pode garantir um contrato desses”, explicou.

Questionado sobre os momentos mais marcantes na história do Sindseg PR/MS, seu presidente destacou a luta do Sindicato, em seus primórdios, como uma entidade reguladora do mercado. “Foi um momento muito importante, porque não havia entidades regulatórias e tínhamos este papel”. Atualmente, o destaque é o “Seguro além do seguro”, um ciclo de palestras com o objetivo de levar informações relevantes sobre o mercado segurador para diversas instituições, como as forças policiais, os órgãos de trânsito, o Tribunal de Justiça do Estado e a Ordem dos Advogados do Brasil.

Altevir também não poderia deixar de citar o centenário do Sindseg PR/MS, cujas festividades foram “fantásticas”. “Na ocasião, organizamos uma maior exposição de seguros com conteúdo histórico que se tem conhecimento no Brasil, além de um livro fantástico sobre a história do seguro. Todas as festividades do centenário foram muito marcantes para o mercado paranaense”, concluiu, já ao fim da entrevista.

Assista a entrevista com Altevir Dias do Prado, presidente do Sindicato das Seguradoras do Paraná e Mato Grosso do Sul (Sindseg PR/MS)