Notícias | 26/09/2022 | Fonte: CNseg
O evento que marca o encontro de corretores de seguro, realizado pelo SINCOR-RJ, reuniu representantes do setor de seguros e teve a participação do presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Dyogo Oliveira, e do presidente do Conselho Diretor da CNseg, Roberto Santos.
A 8ª edição da Enconseg aconteceu após um hiato provocado pela pandemia e trouxe como tema a “Confiança no Futuro”, que foi tratado em uma palestra inicial comandada pelo empresário e professor Arthur Igreja. O economista Ricardo Amorim também participou do evento trazendo uma apresentação sobre macroeconomia.
Durante o painel apresentado pela CNseg, SINCOR-RJ e FENACOR, os corretores participaram através de perguntas. O presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, disse que o setor de seguros ainda precisa olhar mais para o futuro. Segundo ele, é preciso se comunicar mais e o corretor de seguros precisa falar com a sociedade e estar muito preparado para ouvir também.
“Temos feito grandes mudanças na nossa comunicação, focando nos benefícios para a comunidade e focando no quanto a gente tem de benefícios para a sociedade. A gente vê muito positivamente o fortalecimento da profissão de corretor. No fundo, uma apólice de seguro é uma promessa, então isso exige uma relação de confiança. Então é muito difícil passar essa confiança pelo digital.”
O presidente do conselho diretor da CNseg, Roberto Santos, comentou que o momento é um dos mais importantes do mercado de seguros. Ele destacou a união entre corretores e seguradoras para superar momentos difíceis no setor, seja por ameaças na legislação ou na digitalização dos processos e empresas. “A função do corretor foi colocada à prova durante muito tempo por causa da mudança na gestão da legislação e conseguimos passar por isso. O papel do corretor também foi colocado à prova por causa da chegada da digitalização. No entanto, duas plataformas que foram criadas nos Estados Unidos para vender seguros sem corretores já estão tendo que contratar corretores”, afirmou.
O presidente do Sincor-RJ, Henrique Brandão, chamou a atenção para a dificuldade do cadastramento de corretores de seguros pequenos e de cidades do interior nas seguradoras. Segundo ele, esse tem sido um grande empecilho para o desenvolvimento dos profissionais da área. “Em anos que sou presidente do sindicato, passo 30% do meu tempo lutando para cadastrar esses corretores nas seguradoras. Eu mesmo ligo e tento fazer esse cadastramento. Seria simples: a seguradora poderia informar com qual tipo de corretor ela trabalha, porque aí o profissional não ficaria de 5 a 6 meses esperando para se cadastrar e não conseguir.”, disse ele.
O Enconseg contou ainda com representantes das seguradoras SulAmérica, Bradesco Seguros, MAG Seguros e Porto no painel “Roda viva com o corretor”. Para fechar o evento, a escritora e pensadora digital Marta Gabriel fez uma apresentação sobre “Phygital e relacionamento com o cliente”; e o professor e escritor Leandro Karnal comandou o último painel com o tema “O futuro começa hoje”.