Notícias | 11 de janeiro de 2023 | Fonte: Campo Grande News

A “onda” de furtos em residências de Campo Grande fez com que a procura por seguros aumentasse. O serviço serve para ajudar os moradores a terem uma precaução contra os prejuízos deixados pelo ladrão.

Conforme explica o proprietário da Confiatto Corretora de Seguros, Rodrigo de Oliveira Carvalho, é comum que na época de fim de ano ocorram mais contratações. A empresa percebeu alta de 30%.

“Historicamente, a procura pela contratação de seguro residencial tem aumento nos finais de ano, como é uma época festiva e de férias, as pessoas viajam e querem deixar seus bens protegidos para evitar eventuais prejuízos. Percebemos que, culturalmente, a cada ano as pessoas vem se conscientizando da importância de se contratar um seguro residencial”, destaca.

Em relação ao valor, o empresário diz que depende de cada cobertura contratada, podendo ser a partir de R$ 1 mil. “As mais procuradas são o roubo, dano elétrico e vendaval. O limite de valor indenizado em eventual sinistro será de acordo com o valor que foi contratado em cada cobertura na apólice de seguro, por isso recomendamos que seja realizada uma análise prévia do valor de cada cobertura que será contratada”, afirma. No local, é vendido seguros a partir de R$ 30 mensais de acordo com a necessidade do cliente.

“Quem vai determinar o valor de cobertura é o segurado, geralmente o valor de incêndio é o valor de reconstrução do imóvel, o valor de roubo pode ser a partir de mil reais até o que cliente achar necessário para cobrir seus bens, e assim sucessivamente. Temos seguros a partir de 30 reais mensais, de acordo com a necessidade do cliente”.

Além disso, o preço também varia conforme a localização do imóvel e as coberturas contratadas.

A seguradora Portal do Pantanal também notou aumento de 10% na procura, segundo o corretor do local, Clovis José Miguel. “Agora, os clientes estão procurando mais por seguro contra roubo. A procura é por cliente que já é cativo da corretora. Na verdade, há bastante desinformação sobre o preço do seguro, porque às vezes deixam de procurar achando que é caro, mas não é”, explica.

Ainda de acordo com o profissional, o custo maior que compõe o seguro residencial é o dano elétrico e o roubo.

Recentemente, família do Jardim Monte Alegre teve a casa revirada, após ser invadida por ladrão. Em vídeo encaminhado ao Campo Grande News, ela mostra roupas e sapatos jogados no chão e, praticamente, nenhum móvel dentro da casa.

O casal que mora na residência viajou para passar a virada do ano fora de Campo Grande. Com isso, teriam pedido para amigos olharem a residência duas vezes ao dia enquanto estivessem fora. Ao retornar, presenciaram o fato e avistaram alguns pertences na casa ao lado.

Tipos – O vice-presidente do Sincor-MS (Sindicato dos Corretores de Seguros Mato Grosso Do Sul), Ben-Hur Iwazaki de Lima, explica que o seguro residencial abrange vários tipos de coberturas.

“O seguro residencial abrange várias outras coberturas, como a garantia de incêndio, cobertura de vendaval, granizo, quedas de árvores, queda de energia que danifica algum eletrodoméstico e roubo e furto”, explica.

Ben-Hur acredita que este tipo de contratação deveria ser uma preocupação para a população. “Na verdade, o seguro residencial deveria ser uma preocupação maior das pessoas. Às vezes a pessoa compra um carro, mas já tem um patrimônio imenso que é a sua residência e a residência está propensa a estragar por conta de um vendaval, chuva de granizo. Muita gente não olha a segurança interna dentro de casa”, destaca.

Outro exemplo que ele cita é que, muitas vezes, as pessoas preferem contratar um seguro de carro, por exemplo, do que um seguro de vida.