Segundo a Polícia Civil, entre os alvos da ação, deflagrada na manhã desta quarta-feira (16), estão despachantes, empresas de consultoria de trânsito e autoescolas.

Por G1 PR — Curitiba

16/12/2020 07h31 Atualizado há uma hora

Operação cumpre mandados em 14 cidades do Paraná contra compra e venda de pontos em CNH

Uma operação da Polícia Civil foi deflagrada, na manhã desta quarta-feira (16), em 14 cidades do Paraná contra um grupo suspeito de crimes envolvendo a apresentação de condutores em multas de trânsito.

De acordo com a polícia,entre os alvos da investigação estão despachantes, empresas de consultoria de trânsito e autoescolas.

Foram expedidos nove mandados de prisão temporária e 119 de busca e apreensão. Os alvos são suspeitos por falsidade ideológica e associação criminosa.

Operação cumpre mandados em 14 cidades do Paraná contra fraudes na apresentação de motoristas em multas de trânsito  — Foto: Divulgação/Polícia Civil

A polícia informou que, durante as buscas, foram apreendidos aproximadamente 50 quilos de pedras preciosas em estado bruto, provavelmente rubis e alexandritas, em um dos alvos de cumprimento de mandados, em Maringá.

Aproximadamente 50 quilos de pedras preciosas em estado bruto foram apreendidos durante as buscas na ação contra fraudes em pontuações de CNH, no Paraná — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Compra e venda de pontos

Ainda conforme a polícia, a operação mira 86 alvos, incluindo empresas e pessoas suspeitas de financiarem um mercado clandestino em que eram comercializados pontos para cumprimento de multas na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A investigação, que começou há nove meses, identificou 3,5 mil pontos fraudados, desde 2018.

Entre os condutores indicados para o cumprimento das infrações, estavam pessoas falecidas, segundo a polícia.

Veja, abaixo, as cidades com cumprimento de mandados, nesta quarta-feira:

• Curitiba
  • São José dos Pinhais
  • Maringá
  • Marialva
  • Sarandi
  • Foz do Iguaçu
  • Cianorte
  • Campo Mourão
  • Londrina
  • Cambé
  • São Jorge do Ivaí
  • Porto Rico
  • Paiçandu
  • Janiópolis

Na operação, são investigadas empresas responsáveis pelo esquema criminoso e pessoas suspeitas de oferecer as próprias CNHs para receber os pontos fraudados.

Com isso, os condutores que realmente cometeram as multas de trânsito não eram responsabilizados e se isentavam de uma possível cassação ou suspensão do direito de dirigir.

Policiais cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão contra grupo suspeito por compra e venda de pontos em CNHs, no Paraná — Foto: Divulgação/Polícia Civil https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

O Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran-PR) acompanha a operação e, de acordo com a polícia, tem adotado mudanças nos sistemas para evitar esses crimes.