Notícias | 20 de julho de 2022 | Fonte: Insurtalks
Na última segunda-feira, 18/07, a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), ligada ao Ministério da Justiça, proferiu uma medida cautelar antecedente que proíbe as empresas de fazerem uso do telemarketing ativo abusivo para oferecer produtos e serviços. O Ministério da Justiça anunciou também a suspensão, por tempo indeterminado, das atividades de cerca de 180 empresas do setor de telemarketing que cometiam esse tipo de infração, principalmente ligadas a bancos e instituições financeiras.
Multa de até 13 milhões
Anderson Torres, ministro da Justiça e Segurança Pública, anunciou em seu perfil do Twitter que a multa pode chegar a R$13 milhões, para essas empresas suspensas. Já para as empresas que descumprirem a regra, a decisão prevê multa diária de R$1.000 reais.
Precisa existir o prévio consentimento do consumidor
De acordo com o despacho publicado no “Diário Oficial da União” desta segunda-feira, a medida cautelar não permite que empresas entrem em contato com o cliente para oferecer produtos ou serviços sem o prévio consentimento do consumidor, sob pena de suspensão e multa. No entanto, se o consumidor manifestar expresso interesse em ser contatado dessa forma, não há nenhum problema. Além disso, a decisão exclui as demais formas de abordagem via telemarketing, como serviços de telemarketing receptivo/passivo e aqueles que versem sobre cobranças ou doações.
Preocupação com o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados
A proibição ocorreu depois de o telemarketing abusivo já está há um tempo na mira do Ministério da Justiça, já que, em junho deste ano, operadoras de call center, bancos ou correspondentes bancários foram chamados para prestar esclarecimentos sobre como estavam atuando ao oferecer produtos e serviços por telefone. Uma das principais preocupações da Senacon é saber como os serviços de call center conseguem os números e os nomes para entrarem em contato. Isso porque a Lei Geral de Proteção de Dados proíbe a circulação de informações pessoais dos cidadãos.
E essa proibição afetará as vendas dos corretores?
As vendas no setor de seguros estão caminhando muitíssimo bem, já que a arrecadação total do setor de seguros nos cinco primeiros meses do ano foi de R$ 137,93 bilhões, crescimento de 17,5% em comparação ao mesmo período do ano passado. Por conta dessa nova medida em relação ao telemarketing, o blog Sonho Seguro procurou Boris Ber, presidente do Sindicato dos Corretores do Estado de São Paulo (Sincor-SP), para entender o quanto esta medida pode impactar as vendas dos profissionais. Ele, inicialmente, disse que: “Em primeiro lugar temos que olhar como consumidores, antes de corretores. Infelizmente todos nós somos perturbados por telefonemas de telemarketing, quando achamos que descobrimos um jeito de bloquear, daqui a pouco estamos recebendo de novo, isso é um inferno na vida das pessoas”.
Não haverá impacto para os corretores
Para Boris Ber, os corretores não sofrerão o impacto dessa proibição porque a maioria já possui uma abordagem de venda digital. Ele declara: “Eles têm optado muito mais pelos canais digitais, pelas vendas pelo Instagram, Facebook, eu acho que essa é uma tendência. A mensagem do seguro é um pouco complicada para ser passada numa linguagem de telemarketing, e as pessoas têm ficado até com bronca quando você liga como telemarketing, dizendo ‘Tem um minuto? Quero lhe apresentar um seguro’. Então acho que isso não impacta os corretores. Os grandes já estão nas mídias digitais com mais força, os médios estão entrando e os pequenos também vão seguir nessa linha”.
Os meios digitais para venda de seguro são menos invasivos e mais eficazes
Como vender algum produto para um cliente que está incomodado com a abordagem? É quase impossível. O fato é que, com as diversas possibilidades de contato e interação social que a tecnologia proporciona, até nas relações pessoais as ligações não solicitadas podem ser um inconveniente, numa relação de compra e venda, cujo interesse do cliente ainda não foi conquistado, é uma invasão extremamente incômoda.
Por causa disso, os meios digitais se mostram uma abordagem mais eficaz para as vendas, justamente por ser menos invasiva.
As possibilidades de vender são variadas
Além de deixar o cliente mais confortável com a abordagem, há muitas ferramentas digitais que ajudam os corretores a alavancarem suas vendas, há seguradoras que criam plataformas digitais para impulsionar a força de vendas dos corretores de seguros, há até seguradora que lança produto para aumentar a possibilidade de prospecção dos corretores.
Além disso, para os profissionais que dominam o conhecimento das ferramentas digitais, há empresas que oferecem pacotes completos de Marketing Digital para corretores, como a Segbox, que é uma agência 100% online que atua exclusivamente no mercado de seguros e, por isso, é especialista em reconhecer as necessidades do corretor e o comportamento do cliente. Os serviços oferecidos variam de acordo com o plano contratado, que pode incluir, por exemplo:
- Criação de Site
- Gestão de Redes Sociais
- Landing Pages
- Vídeo Marketing
- Cartão Digital
- Email Marketing
- Identidade Visual
- Criação de Conteúdo
- Anúncios
Contar com uma equipe especializada pode ser o melhor caminho
A verdade é que os algoritmos das redes sociais se atualizam o tempo todo. Uma informação que valia ontem, hoje já pode ter mudado. Assim, para o corretor que é muito ocupado, que se preocupa com suas vendas, mas vive sem tempo para se atualizar, nada melhor que contar com uma equipe focada no ramo segurador para conseguir alavancar suas vendas.