Cnseg – 08 de Agosto de 2022 – Tecnologia

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) disponibilizou no início de julho, em seu site, uma interface gráfica, em estilo dashboard, que fornece visualizações rápidas e intuitivas de dados estatísticos do mercado segurador. Trata-se do “Painel de Inteligência do Mercado de Seguros”, acessível pelo link www2.susep.gov.br/safe/menuestatistica/pims.html

Tendo a interatividade como uma das principais características, o Painel apresenta gráficos dinâmicos e parametrizáveis, gerados a partir de filtros aplicados pelo próprio usuário. 

De acordo com a coordenadora do projeto, Valeria Chaves, diretora do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação da Susep, o sistema possibilita a consulta de uma série de informações sobre evolução de prêmios, sinistros, contribuições, resgates e sinistralidade ao longo do tempo, podendo segregar os dados por empresa, ramo ou linha de negócio e por Unidade Federativa, além de comparar empresas ou grupos de empresas com o mercado e conhecer as principais provisões e cessões de resseguro.  

Informações acessíveis a todos

De livre acesso, o Painel da Susep pode ser consultado por qualquer pessoa, inclusive consumidores de seguros e jornalistas, facilitando o entendimento sobre a atuação e a participação das empresas, bem como o desenvolvimento do setor. 

Com informações atualizadas semanalmente, os usuários podem descobrir, por exemplo, quais os tipos de seguros estão crescendo naquele momento e quais segmentos estão oferecendo as melhores oportunidades. 

Os dados do Painel são extraídos do Sistema de Estatísticas da Susep (SES), o banco de dados alimentado toda segunda-feira com base nos Formulários de Informações Periódicas (FIP), enviados à Susep pelas companhias do setor. 

Em visita à Susep para conhecer o sistema, o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, parabenizou a autarquia pela iniciativa, afirmando “que não poderia ser mais oportuna, possibilitando uma ainda maior transparência para a sociedade em relação aos dados do setor”.