Notícias | 17 de junho de 2021 | Fonte: CQCS | Sueli dos Santos

A pandemia não impediu o crescimento entre 3% e 5% das principais corretoras do mundo. O site europeu Eco.Sapo divulgou o ranking 2020 elaborado pela Insuramore, uma empresa britânica de consultoria e serviços de marketing.

As 20 maiores corretoras atingiram 117, 7 mil milhões de dólares de comissões e serviços de corretagem em 2020, um crescimento para estas empresas de 3% a 5% no seu volume de negócios relativamente a 2019.

Além da indiferença à pandemia, a pesquisa da Insuramore apontou as razões do crescimento para os movimentos de consolidação no top das 250 maiores do mundo. As 20 maiores significam 47,8% do mercado mundial, mas só as 5 primeiras representam mais de um terço da corretagem mundial.

Segundo o site, a Marsh & McLennan manteve a liderança entre as maiores corretoras do mundo com receitas de corretagem de cerca de 14 mil milhões de dólares norte-americanos.

A expectativa é que haja mudanças na liderança já que deve acontecer a união da AON com a Willis Towers Watson (2ª e 3ª no ranking 2020), o que resultará em receitas conjuntas de cerca de 18,4 mil milhões de dólares.

Este movimento de aquisições e fusões irá para além da AON/Willis.  Está prevista a compra do A-Plan Group pela Howden Group Holdings, da ASCOMA pela Chedid Capital, da Be Wiser pelo Ardonagh Group; a divisão de corretagem da BGC Partners pelo Ardonagh Group, a Bollington Wilson Group pela Arthur J. Gallagher, a Brightside by Markerstudy, a Confie pela Alliant; a PayneWest Insurance pela Marsh & McLennan, a Voogd & Voogd pela Heilbron Groep, a Wirtschafts-Assekuranz Gruppe pela MRH Trowe e ainda a Worldwide Facilities pela Amwins.

Veja o ranking: